Contas bancárias com mais que um titular

Antes de abrir uma conta bancária informe-se sobre as suas características.

Contas bancárias com mais que um titular
Os tipos de contas bancárias e a sua movimentação

A conta com um único titular é das mais comuns e utilizadas pela maioria das pessoas. Depois temos as contas bancárias em que existe mais que um titular, sendo possível escolher entre três a que se enquadra mais com o seu perfil bancário e com o objectivo da conta.


As contas bancárias colectivas podem ser conjuntas, solidárias ou mistas, variando nas condições de movimentação e no fim pretendido para a conta.



Conta Conjunta

Neste tipo de conta todos os titulares são obrigados a assinar para autorizar a movimentação. É permitida a consulta através do homebanking, no entanto, os bancos colocam algumas restrições à sua movimentação online. É pouco prática mas ao mesmo tempo segura. É aconselhável a nível empresarial, para uma maior segurança dos titulares. Saiba mais sobre contas conjuntas.



Conta Solidária

Aqui basta a assinatura de um dos titulares para a movimentação da conta, não sendo necessária a prévia autorização dos restantes titulares para qualquer movimentação da conta. É o tipo de conta geralmente utilizado pelas famílias para gerirem o seu orçamento mensal e através desta conta fazerem os pagamentos das suas despesas mensais.



Conta Mista

Estas são a opção intermédia entre as contas anteriores, já que a movimentação da conta bancária só pode ser efectuada nas condições expressamente indicadas no contrato de constituição da conta. Um bom exemplo é uma conta colectiva em que os titulares são os pais e o filho, sendo que só os pais podem movimentar a conta, até a criança atingir a maioridade.



Também lhe pode interessar: