6 técnicas para contornar o fator idade numa entrevista

Lembre-se que numa entrevista de emprego deve focar-se sobretudo nas suas competências e perfil profissional. Frases como "na minha idade" são proibidas.

6 técnicas para contornar o fator idade numa entrevista
Valorize a sua experiência e perfil de competências

A idade é um fator que continua a pesar na decisão de contratar um trabalhador, sobretudo naqueles empregos em que é exigida alguma literacia tecnológica.

Muitos candidatos optam, inclusivamente, por ocultar a idade ou a data de nascimento do seu Curriculum Vitae, mas nas entrevistas de emprego é impossível contornar esta questão.

Estas são as nossas sugestões para, com alguma jovialidade e profissionalismo, contornar o fator idade.

Contornar o fator idade numa entrevista: as nossas sugestões

Não defendemos a opção de mentir no seu CV, mas omitir a idade pode ser uma decisão inteligente para conseguir ir à entrevista e mostrar o que vale. Porém, há dados que, no CV, são reveladores da idade, tal como a data de conclusão da licenciatura.

Ainda assim, o grande desafio dos candidatos com mais idade é saber como contornar este “obstáculo” e ser encarado como uma grande contratação.

Técnicas para fazer a idade parecer apenas um detalhe

1. Antecipe as possíveis objeções

Antes da entrevista, independentemente da sua idade, pergunte a si mesmo quais são as competências associadas à sua experiência que chamarão à atenção do recrutador. Ele estará particularmente interessado em perceber como é que a sua experiência profissional se coaduna com o cargo a que concorre.

2. Aponte para cargos de maior responsabilidade

Tenha em atenção que provavelmente um recrutador mais novo poderá estar na expectativa de contratar alguém que terá condições para concorrer a um cargo de chefia ou coordenação, logo poderá estranhar se o candidato não se revelar disponível e pronto para tal.

Recorra à experiência que acumulou e demonstre que tem o perfil para coordenar equipas e projetos, e que esses desafios já não o assustam.

3. Alinhe-se com a cultura da empresa

Esta é, possivelmente, a coisa mais importante a fazer. Estar a par e ter um bom conhecimento dos valores fundamentais da empresa é crucial para causar boa impressão na entrevista e para se integrar bem na futura equipa de trabalho. Se conhecer alguém dentro da empresa melhor, peça umas dicas.

4. Não comente a sua idade, pelo menos de uma forma directa

Se estiver na posição de estar a ser entrevistado por alguém bastante mais novo, o segredo poderá ser focar-se nas suas competências mais relevantes. Evite mencionar aspetos que se relacionem directamente com a sua idade. Fazer observações que incluam “na minha idade” ou “já não trabalho com este software desde 2004” também não vão ajudar.

5. Leve um CV atrativo e organizado por funções

O CV pode ser um excelente desbloqueador de conversa e um guião muito útil no momento da entrevista. Evite, por esta razão, organizar o CV por ordem cronológica – de forma a não se ver obrigado a fazer referência direta à sua idade e opte por um modelo de CV atrativo.

É aconselhável então que apresente um CV funcional até para se focar nos seus conhecimentos e competências.

6. Pergunte-se: quero mesmo trabalhar aqui?

Lembre-se que no final de contas uma empresa que olhe para a idade como fator determinante para contratação não será, eventualmente, o local onde quererá trabalhar.

Quando a experiência é vista como um obstáculo e não como um benefício por parte da empresa, os colaboradores mais velhos tendem a não ser valorizados como devem. Encontrar empresas e cargos que valorizam os funcionários pelas suas competências e experiência é fundamental para encontrar a felicidade e o sucesso profissional.

Veja também:

Continuar a Ler