Publicidade:

4 contraindicações do chá dente de leão

Apesar dos seus benefícios, as contraindicações do chá dente de leão existem e devem ser levadas a sério.

4 contraindicações do chá dente de leão
Saiba os cuidados que deve ter

Algumas contraindicações do chá dente de leão costumam passar despercebidas por grande parte dos consumidores de produtos naturais e, muitas vezes, devido a uma memória afetiva. Afinal, quem não se lembra de, em pequenino, soprar as hastes de dente de leão apenas pelo prazer de as ver voar? A verdade é que da famosa planta que podemos também utilizar as raízes ou as folhas para preparar um aconchegante chá.

Considerado muitas vezes seguro, os benefícios do chá dente de leão são vários. Porém, é importante lembrar que nem tudo o que vem da natureza pode ser consumido indiscriminadamente por qualquer pessoa. As propriedades dos alimentos afetam de modo específico o corpo humano e podem atrapalhar mais do que ajudar.

Contraindicações do chá de dente de leão

Cálculos renais

kidney pain

Se sofre com problemas nos rins talvez seja melhor evitar o consumo do chá dente de leão. Apesar de ser em baixa quantidade, uma simples infusão possui oxalatos, compostos que prejudicam a absorção do cálcio pelo organismo e pode favorecer o desenvolvimento das pedras nos rins e dos cálculos renais.

Problemas estomacais

stomach pain

Uma das contraindicações do chá dente de leão mais comum é direcionada a pessoas que sofrem com gastrites, úlceras e azia. As propriedades da planta possuem a capacidade natural de aumentar e estimular a produção dos sucos gástricos, o que pode vir a causar uma maior irritabilidade em quem já apresenta algum tipo de sensibilidade.

Problemas biliares

medicine

Apesar de ser uma planta muito conhecida para tratamentos de problemas do fígado, umas das contraindicações do chá dente de leão é voltada para quem sofre com pedras na vesícula.

A planta contém um ativo medicinal, denominado colagogos, que impulsiona a atividade da vesícula biliar e, por consequência, a produção de bílis, atividade nociva para quem já possui problemas na vesícula. É importante lembrar que o consumo, neste caso, também se mostra nocivo para quem tem tendência a desenvolver a condição.

Gravidez

pregnant

O momento da gravidez deve ser sempre cercado dos cuidados necessários, portanto, apesar de não haver contraindicação direta ao consumo do chá dente de leão, é recomendado que a grávida consulte seu médico antes de fazer uso do alimento.

Muito conhecido pelas suas propriedades diuréticas, a infusão de dente de leão pode interferir na eficácia de outros medicamentos como anticoagulantes e antibióticos.

Veja também