AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

5 Conversas que não deve ter no local de trabalho

Saiba quais as conversas que deve evitar no local de trabalho e porquê. Evitar conflitos ou situações desagradáveis são os principais motivos.

5 Conversas que não deve ter no local de trabalho
Existem assuntos que devem ser banidos do seu ambiente laboral.

Já alguma vez pensou nas conversas que tem no seu local de trabalho?

É certo que é no seu local de trabalho que passa grande parte do seu tempo e que terá colegas com quem priva fora do horário de trabalho, mas isso não significa que possa estar completamente “à vontade”. Deve ter sempre em mente que está em inserido num contexto profissional e, que por essa razão, deve ter alguns cuidados. Lembre-se que mesmo as conversas que lhe parecem inofensivas podem dar azo a potenciais conflitos ou situações “desconfortáveis”. A regra diz que deve usar do seu bom senso e evitar assuntos que possam “ferir suscetibilidades”.


Tópicos a riscar da lista de conversas

O bom ambiente no local de trabalho constrói-se e depende em muito das suas atitudes. Das suas e dos seus colegas como é óbvio, mas cada um responde por si. E por isso mesmo pode começar por riscar da sua lista os tópicos de conversas que podem criar atritos, gerar mau ambiente entre colegas e influenciar negativamente a sua imagem.

Existem várias regras de etiqueta profissional que deve respeitar para fomentar o bom ambiente no local de trabalho. Uma das mais importantes são os temas de conversa entre colegas. O ideal é ficar longe dos mais “perigosos”.


Assuntos que devem ser tabu no local de trabalho:


1. Religião

Cada um tem direito a seguir as suas ideologias e crenças, mas ninguém é obrigado a ouvir falar sobre elas. Lembre-se que a religião é um assunto pessoal e que os seus colegas podem ter crenças religiosas diferentes das suas. Uma conversa sobre religião é um tema muito sensível. Você ou os seus colegas podem sentir-se ofendidos e a partir daí geram-se conflitos (facilmente evitáveis). É importante que respeite as crenças dos seus colegas, tal como gosta que respeitem as suas.

2. Política

À semelhança da religião, a política é outro dos temas mais sensíveis e controversos. Qualquer assunto relacionado com questões políticas pode levar a discussões, principalmente em tempo de eleições. Na dúvida - com ou sem eleições à porta - o melhor é evitar conversas sobre política no local de trabalho.

3. Vida pessoal

A vida pessoa é isso mesmo: pessoal. Não a leve para o trabalho. Mesmo que exista um colega de quem é mais próximo, se quiser falar sobre assuntos pessoais marque um café fora do horário de trabalho para desabafar. No seu ambiente laboral foque-se no seu trabalho e nas tarefas que tem em mãos. Falar de assuntos pessoais no trabalho afeta não só a sua produtividade como a dos colegas com quem quer partilhar essas informações. Trace uma linha entre a sua vida profissional e a sua vida pessoal e “separe as águas”.

4. Dinheiro

Ou salários. Sim, por muito que tente negar, o seu salário é uma parte fundamental do seu trabalho e da sua motivação (ou da falta dela!). E a tentação de comparar salários pode ser muito grande… mas evite cair na tentação! Trazer o dinheiro à discussão só lhe vai dar dores de cabeça. Mesmo que se sinta descontente, não faça disso uma “conversa de corredor”. Se for caso disso fale diretamente com as suas chefias.

5. Ambições profissionais

Se sente que quer e pode fazer mais a nível profissional é normal que queira tentar “voos mais altos”. O que não é normal é que fale abertamente sobre esse assunto no seu local de trabalho. Se não pense. Caso pretenda mudar de empresa, certamente o assunto não vai “cair” bem perante os seus colegas e, principalmente, as suas chefias. E se pretende obter uma promoção, o melhor é que se deixe de conversas e passe à ação, para mostrar que realmente merece ocupar a posição que ambiciona.


Conversas sim, mas com cuidado

Em ambiente laboral todo o cuidado é pouco. Um pequeno deslize e a sua imagem profissional fica comprometida. Cabe-lhe a si fazer uso do bom senso e profissionalismo e evitar situações que possam pôr em causa o seu emprego.

Com isto não queremos dizer que não deve conversar com os seus colegas no local de trabalho. Claro que deve. Mas tenha cuidado com o que diz!


Veja também: