Saiba como converter bitcoin em euros

A moeda virtual tem cada vez mais adeptos e é já aceite como forma de pagamento em alguns países. Saiba mais sobre como converter bitcoin em euros.

Saiba como converter bitcoin em euros
O que é e como calcular o valor da moeda virtual

Criada em 2008, a bitcoin é considerada uma moeda tal como o euro, a libra ou o dólar. Este dinheiro virtual tem, ultimamente, atraído a atenção de investidores e cibernautas, revolucionando desta forma a negociação online.

Se está a a pensar em investir nesta moeda, saiba que existem programas e aplicações que o podem ajudar a converter bitcoin em euros, tendo em conta a variação diária da taxa de câmbio, como as cotações internacionais.

Converter bitcoin em euros: tudo o que precisa de saber


O que é a bitcoin?

É uma moeda virtual, não existe fisicamente. Tratam-se de códigos encriptados, com carteiras próprias na web ou no computador, e cuja emissão e transmissão não é controlada por nenhum banco central ou Governo.

É uma rede de computadores, distribuída globalmente, que realiza estas operações. O histórico é aberto, transparente e guardado numa base de dados chamada de blockchain.

Quem é o criador?

A identidade do criador das bitcoins ainda não foi descoberta. Durante bastante tempo pensou-se que seria um japonês chamado Satoshi Nakamoto. No entanto, há cerca de um ano, Craig Wright revelou ser o criador das bitcoins. Apesar de ter apresentado provas, essa autoria não foi confirmada.

moeda eletronica

Como é que se tem acesso a esta moeda?

No processo de nascimento de uma bitcoin, chamado de “mineração”, os computadores ligados à rede competem entre si na resolução de problemas matemáticos. Quem ganha, recebe um bloco da moeda. Os donos destes computadores que participam na produção de bitcoins são chamados de “mineiros”.

Mas esta já não é a forma mais acessível, com o aumento do número de interessados, produzir bitcoins já só é possível com super máquinas e hardware dedicado à tarefa, como o Avalon ASIC.

Mas, para além da “mineração”, é possível possuir bitcoins através da compra de unidades em casas de câmbio específicas ou aceitando a moeda virtual como pagamento.

Como converter bitcoin em euros?

Para converter bitcoin em euros, existem vários programas que estão disponíveis para computador ou em aplicações mobile. Alguns até possibilitam acompanhar a flutuação da moeda virtual para outras moedas.

Utilize uma das cinco opções gratuitas que listamos aqui para converter bitcoin em euros:

Como trocar o valor das bitcoins por euros?

O primeiro ATM para bitcoins foi inaugurado em 2014, possibilitando aos utilizadores desta moeda trocar o valor que têm em bitcoins por euros. O Banco de Portugal alertou na altura para os “riscos de utilização destas moedas virtuais”, advertindo que o ATM “não está integrado no sistema de pagamentos português”.

O banco central, citado pela Lusa, sublinhou que “as moedas virtuais não são seguras” e que as entidades que as emitem e comercializam “não são reguladas nem supervisionadas por qualquer autoridade do sistema financeiro, nacional ou europeias”.

Além disso, “em caso de desvalorização parcial ou total das moedas virtuais, não existe um fundo que cubra eventuais perdas dos utilizadores”, acrescentou a instituição bancária.

Veja também: