Publicidade:

A cor da urina está diferente? Saiba o que isso pode significar

A cor da urina pode dizer muito sobre a sua saúde e é importante entender de que maneira ela reflete o que acontece no corpo.

A cor da urina está diferente? Saiba o que isso pode significar
Observar a cor da urina é essencial

Já alguma vez se perguntou o que a cor da urina significa para a saúde do corpo?

A urina é uma das formas que o corpo tem de remover toxinas e substâncias desnecessárias dentro dele. Os rins trabalham para retirar o excesso de água do organismo, juntamente com os restos dos nutrientes não aproveitados pelo corpo, e isso inclui também alguns compostos químicos, como medicamentos.

urina

A cor da urina pode variar ao longo do dia e a primeira urina da manhã é comumente mais escura e concentrada e costuma clarear ao longo do dia. Esta coloração varia de pessoa para pessoa pois depende da quantidade de líquido que é consumido.

A urina é basicamente água. De facto, a percentagem de água na urina é mais ou menos 95%, sendo os outros 5% os minerais, as enzimas, o ácido úrico e o ácido chamado de urobilinogénio, que é o ácido que dá à urina a cor amarelada.

urina

Quando a cor da urina está clara ou muito clara, ela indica um bom índice de hidratação corporal, enquanto que uma urina muito escura sugere uma possível desidratação.

O que a cor da urina quer dizer?

Verde ou azul

Essas cores costumam estar associadas à presença de corantes na comida ou medicamentos. Corantes alimentares muito fortes podem causar alteração na cor da urina, assim como comidas com corantes naturais, como os espargos.

A urina verde pode também indicar a presença de bactérias, numa condição rara conhecida como Porfiria.

Castanha

A causa mais comum desta cor na urina é a desidratação, onde quanto mais desidratada a pessoa estiver, mais escuro será o líquido. No entanto, a cor castanha presente na urina também pode significar uma doença nos rins ou no fígado.

Alimentos como favas e ruibarbo também podem causar o escurecimento da urina.

urine

Rosa ou vermelha

A coloração rosa da urina está frequentemente associada a ingestão de alimentos como beterrabas e amoras, por exemplo.

No entanto, quando a cor passa da cor rosa para o vermelho a maior indicação é a presença de sangue. Apenas uma pequena quantidade de sangue é o suficiente para tingir a urina e indicar algum problema do trato urinário.

Branca

Quilúria, ou a urina branca, é causada pela mistura entre urina e o fluido linfático. Também pode ser causada por uma infeção parasitária.

urina

Amarelo brilhante

O excesso de vitamina B12 e de betacaroteno, presente nas cenouras, por exemplo, pode deixar a urina com uma coloração amarelada mais radiante.

Veja também: