As 6 cores de carros mais vendidas e as que desvalorizam menos

O branco e o cinzento continuam a ser as cores de carros mais vendidas. Porém, saiba que veículos cor-de-laranja são dos que desvalorizam menos.

As 6 cores de carros mais vendidas e as que desvalorizam menos
As cores neutras (branco, preto e cinzento) continuam no topo da lista

Provavelmente, já passou muito tempo a escolher um carro, a verificar todas as suas características técnicas e, depois de pegar na calculadora e calcular os benefícios de determinado veículo, não se preocupou tanto com a cor.

Porém, a própria cor tem os seus “quês”, sendo que algumas desvalorizam menos do que outras. As que menos desvalorizam não correspondem, contudo, às cores de carros mais vendidas. Conheça-as.

As 6 cores de carros mais vendidas


Neste artigo, apresentamos três estudos diferentes. Os dois primeiros: um da PPG e outro da Axalta Coating Systems – ambas norte-americanas e do setor das tintas – vão ser estudados paralelamente para saber as cores de carros mais vendidas na Europa.

O outro, levado a cabo pelo motor de busca de carros iSeeCars, será analisado posteriormente para verificar quais desvalorizam menos. A percentagem corresponde ao número de vendas de cada cor.

1. Branco (PPG – 33%; ACS – 37%)

carro brancoFonte da imagem: Hyundai

De acordo com os dois estudos do setor de tintas, na Europa, o branco é a cor mais vendida. Os números são parecidos, o que indica a veracidade deste facto.

2. Preto (PPG – 16%; ACS – 18%)

carro pretoFonte da imagem: Citroen

A verdade é que as cores de carros mais vendidas continuam, invariavelmente, a ir parar às cores neutras. Embora o prateado seja das cores mais populares em carros, o preto e o branco continuam no topo, unicamente desafiados pela cor que se segue.

3. Cinzento (PPG -18%; ACS – 11%)

carro cinzentoFonte da imagem: Citroen

Por falar em cores neutras, faltava cá esta. Embora, segundo a PPG, tenha um volume de vendas superior ao preto, no estudo da Axalta Coating Systems está consideravelmente abaixo. Por isso, optámos por colocá-la em terceiro lugar.

4. Prateado (PPG – 10%; ACS – 11 %)

carro prateadoFonte da imagem: Toyota

Como referimos, o prateado está na moda.

5. Azul (PPG -8%; ACS – 6%)

carro azulFonte da imagem: Renault

Não é de estranhar que o azul apareça nesta lista. É uma cor comum que não dá muito nas vistas, uma vez que está bastante inserida na nossa cultura.

6. Vermelho (PPG – 7%; ACS – 6%)

carro vermelhoFonte da imagem: Seat

Para terminar a nossa lista de cores de carros mais vendidas, apresentamos-lhe o vermelho. As razões são praticamente as mesmas do azul, podendo esta cor ser ligeiramente mais notória.

*Os dados da PPG e da Axalta Coating Systems são referentes a 2016.

As cores que menos desvalorizam


carro amareloFonte da imagem: Ford

Apesar de acima encontrarmos as cores de carros mais vendidas na Europa, são outras as que desvalorizam menos. Segundo a iSeeCars, a desvalorização média de um carro ao fim de três anos é de 33,1%. Curioso é que, no primeiro lugar, aparece o amarelo.

Ao que indica o estudo, cores como o amarelo e o laranja, ao fim dos três anos, desvalorizam em média 27% e 30,6%, respetivamente. São seguidas por outra cor incomum – o verde – com 30,9%. São cores raras e, por isso, podem tornar-se um bom método de rentabilização.

Por outro lado, o beje (36,6%), o roxo (36,7%) e o dourado (37,1%) são as que menos compensam.

De qualquer forma, antes de comprar um carro, pense também na cor que vai querer. Isso poderá influenciar outras questões.

Veja também:

Também lhe pode interessar: