As 5 melhores cores de parede para adormecer rapidamente

As cores das paredes do quarto não só influenciam a decoração, como podem ajudar a dormir melhor. Saiba quais as cores de parede para adormecer rapidamente.

As 5 melhores cores de parede para adormecer rapidamente
Descubra como as cores das paredes influenciam a qualidade do sono

Sabia que a cor que escolhe para pintar as paredes do seu quarto pode ter um impacto considerável na rapidez com que adormece ou até mesmo na qualidade do seu sono? Possivelmente não, mas saiba que é assim mesmo, há cores de parede para adormecer rapidamente e até dormir melhor.

A verdade é que as cores que o rodeiam influenciam fortemente o seu estado de espírito e na hora de dormir, o caso não muda de figura. As cores que elege para o seu quarto (seja para as paredes ou para a decoração) vão contribuir para a qualidade do seu sono positiva ou negativamente, dependendo das escolhas.

Se algumas contribuem para reduzir o stress e criar uma sensação de relaxamento e calma, outras há que podem inibir o sono. Por isso, na hora de escolher, há que ter atenção a este detalhe. Para o ajudar, vamos dizer-lhe quais as cores de parede para adormecer rapidamente e dormir como um anjo.

Cores de parede para adormecer rapidamente: qual escolher?


Tenha mais ou menos facilidade em adormecer, a ideia de ter um quarto que promove uma boa noite de sono agrada a todos. E se é importante saber escolher a mobília, o colchão ou até a almofada mais adequada para dormir melhor, saber quais as melhores cores de parede para adormecer rapidamente é igualmente essencial.

Em traços gerais, cores em tons de cinzento, azuis, verdes ou lilás são cores associadas a uma redução de ansiedade e stress e que ajudam a criar uma atmosfera relaxante no quarto. Mas nem todas as variações, claro. Idealmente, os tons de mais claros e suaves ou os tons de terra são os mais indicados.

Por outro lado, tons muito vivos e arrojados são de evitar já que tendem a ter o efeito contrário e promovem energia, fazendo com que seja mais difícil relaxar e dormir bem.

Mas voltemos às melhores cores de parede para adormecer rapidamente, aqui fica uma lista de algumas que pode (e deve!) escolher para o seu quarto. O seu sono agradece!

1. Branco

quarto branco

É a cor mais tradicional e (talvez) mais comum nos quartos e é também a cor que cria de imediato a sensação de quartos mais amplos, confortáveis serenos. Para potenciar ainda mais este efeito, podem ser conjugadas texturas e outras tonalidades mais claras. Paredes e pisos brancos, conjugados com almofadas e têxteis em tons de cinzento claros vão criar um espaço agradável e relaxante.

2. Azul

quarto azul

Segundo alguns estudos, pessoas cujos quartos estão pintados em tons de azul tendem a dormir mais horas do que outras com quartos noutras cores. Mas há uma explicação para isso.

Deve-se ao facto dos recetores oculares, as chamadas células ganglionares serem mais sensíveis ao azul. Estas células são responsáveis por retransmitir informações para a parte do seu cérebro que controla o ritmo de 24 horas do seu corpo, o que, por sua vez, afeta tudo, desde o desempenho até a forma como se sente fisicamente durante o dia.

Estando a cor azul associada a uma sensação de calma, as células ganglionares irão passar essa mensagem ao cérebro, provocando uma redução da tensão arterial e diminuição da frequência cardíaca que, em última instância, vão contribuir para que durma melhor.

3. Tons de cinzento

quarto cinzento

Para quem prefere tons mais leves e/ou claros, as variações de cinzento são outras das cores de parede para adormecer rapidamente que deve considerar. Estes tons criam uma atmosfera convidativa, calma e relaxante e, ainda, luminosa.

Para completar a decoração deve apostar em elementos como almofadas, quadros ou pormenores em tons mais escuros do que os que escolheu para as paredes ou até azuis, para dar um toque de cor adicional e conferir um ambiente mais pessoal.

4. Verde neutro

quarto verde

Sim, leu bem. As tonalidades mais suaves e neutras de verde criam uma sensação de serenidade e relaxamento, ideal para uma boa noite de sono. Além disso, é um bom tom para criar uma atmosfera elegante para a decoração do espaço.

5. Lavanda

quarto lavanda

Que pode chamar de lilás ou roxo, o que preferir. Ainda que não seja uma cor típica para as paredes do quarto, os tons de lavanda podem ser uma opção sofisticada e relaxante que deve ter em conta se quer “dormir” como um bebé. Esta é uma das cores que contribuem para uma sensação de calma.

Veja também: