Correr em jejum: sim ou não?

Correr em jejum não é aconselhável. O corpo precisa de força e energia para suportar a atividade física. Conheça aqui os pequenos-almoços ideais.

Correr em jejum: sim ou não?
O pequeno-almoço ideal para os amantes da corrida

Correr em jejum ou tomar o pequeno almoço antes de ir correr de manhã? Os especialistas aconselham que não pratique qualquer atividade física antes de tomar o pequeno almoço – excepto se for um atleta de alta competição.

Correr em jejum comporta riscos a longo prazo para o organismo – podendo mesmo desenvolver episódios de hipoglicemia -, mas também não deve correr de barriga cheia, pois este é o cenário ideal para se instalar a fadiga e a má-disposição, além de comprometer o rendimento físico ao longo da corrida matinal.

O ideal é tomar um pequeno-almoço leve, acompanhado de água ou mesmo um sumo natural. De qualquer forma, aqui ficam as nossas sugestões de pequenos-almoços ideais para quem é adepto de uma corrida matinal.

Para correr aconselhamos ainda que vista equipamento desportivo confortável e colorido. Conheça aqui as nossas sugestões de equipamento para homem e para mulher a preços bastante acessíveis.

Correr em jejum: benefícios e riscos

Para atletas profissionais correr em jejum pode ter alguns benefícios, pois dada a ausência de hidratos de carbono no corpo, o organismo é obrigado a consumir gordura para ir buscar energia.

Para estes atletas, correr em jejum pode ajudar na performance do treino.

Contudo, se é uma daquelas pessoas que está a iniciar esta atividade física ou que corre regularmente para o bem estar da sua saúde em geral, aconselhamos a que procure um nutricionista – o profissional indicado para traçar um plano de alimentação tendo em consideração o desporto que pratica.

Quanto aos riscos, a fadiga, cãibras, má-disposição generalizada e a hipoglicemia (quando a glicose no sangue baixa) são alguns dos sintomas que poderá sentir se correr em jejum.

Não se esqueça que a corrida é uma prática desportiva que consome muita energia. Para ser benéfica ao seu organismo é importante que alie uma alimentação saudável e variada à atividade física.

Pequenos-almoços ideais para os amantes da corrida

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Antes da correr é importante ingerir hidratos de carbono complexos, como por exemplo – pão integral, aveia, trigo, frutas, verduras, legumes e arroz integral. A água e os sumos naturais também são importantes para estar bem hidratado. Evite comer alimentos com açúcar, gordurosos ou industrializados e bebidas com gás.

As nossas sugestões para um pequeno-almoço equilibrado são as seguintes:

  • Bolachas de água e sal, um iogurte natural e uma peça de fruta;
  • Pão de forma integral com queijo branco, um ovo mexido e, por exemplo, um chávena de café;
  • Torradas com (pouca) manteiga, um sumo de laranja natural e uma peça de fruta;
  • Pão integral com queijo fresco e um sumo natural de couve, cenoura e maçã;
  • Taça de cereais integrais com frutos vermelhos (frescos) e iogurte natural.

Equipamento: transportar água ou sumos naturais enquanto corre

Num artigo que aqui escrevemos há tempos – que abordava, entre outras coisas, a importância da hidratação para os amantes da corrida – referimos que há especialistas que defendem que numa corrida com duração de uma hora é necessário beber entre 100 e 200 mililitros de água a cada 15 minutos.

Evite, contudo, carregar a garrafa de água na mão – de forma a não prejudicar a postura e o movimento dos braços enquanto corre. Opte por prender a garrafa num daqueles cintos próprios para quem pratica corrida. Apresentamos aqui alguns exemplos:

1. Salomon hydro 45 compact belt

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Este cinto para corrida ajusta-se aos atletas de cintura estreita, incluindo mulheres e crianças. É indicado para o transporte de uma soft flask de 600 ml. Comprar >>

2. Kalenji – cinto para duas garrafas

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Este é um cinto elástico ajustável que permite uma adaptação a várias morfologias. Está preparado para transportar garrafas de 250 ml.

3. Nike Lean Two-Bottle 

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Esta bolsa de cintura  para corrida possui dois compartimentos para garrafas de água de 177 ml. Com detalhes refletores destacam-se em condições de pouca luz.

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