Correr emagrece? Sim, mas com regras

Correr emagrece, mas gostará de saber que a quantidade de calorias que a corrida ajuda a queimar depende de uma série de fatores. Conheça aqui alguns deles.

Correr emagrece? Sim, mas com regras
Dicas para maximizar o impacto da corrida na perda de peso

Correr emagrece, aliás, é considerada uma das práticas desportivas que mais calorias queima. Contudo, correr, por si só, pode ajudar a queimar algumas calorias, mas não é suficiente para perder um volume significativo de peso. Há um conjunto de fatores que ajuda a maximizar o impacto da corrida na manutenção e na perda de peso.

Correr emagrece: 4 dicas que o comprovam

Cada vez que nos alimentamos de forma excessiva, o nosso corpo armazena calorias em forma de gordura corporal. Para emagrecer, é necessário consumir menos calorias e, além disso, queimar energia.

No entanto, no que toca a emagrecer, os especialistas são consensuais quando afirmam que não se deve escolher entre dieta ou exercício, mas conjugar ambos, já que o exercício não só queima calorias, como fortalece os músculos, tonifica o corpo e acelera o metabolismo.

Ou seja, se correr de forma regular é importante que acompanhe esta atividade com uma alimentação saudável e variada pois, caso contrário, é muito provável que continue a engordar.

Assim sendo, estas são as nossas dicas para o ajudar a atingir os seus objectivos.

1. Esforço e disciplina: aprenda a motivar-se

4-correr-emagrece

Mesmo nos momentos mais difíceis, tente não se esquecer que perder peso exige paciência e constância e que nada se consegue sem esforço e disciplina. Trace metas e faça de tudo para as conseguir cumprir, pois correr emagrece, mas pode durar semanas ou até meses.

Há aplicações que o ajudam a motivar-se pela troca de experiências com outros utilizadores – e, nas quais, pode registar a duração, distância percorrida do seu treino ou, ainda, consultar alguns conselhos de especialistas.

2. Alimentação – a principal aliada da corrida

1-correr-emagrece

Se combinar corrida regular e alimentação saudável as melhorias na sua silhueta não vão tardar. Além do peso, os resultados vão começar a ser visíveis na sua saúde em geral o que contribuirá, também, para a diminuição do stress e da ansiedade.

Se vai iniciar a prática da corrida e tem por hábito comer alimentos com muitas calorias, não inicie uma dieta ao mesmo tempo da corrida – pois este é o momento em que o corpo necessita de mais “combustível”, portanto, energia.

Deve, gradualmente, mudar de hábitos alimentares – com a presença de mais alimentos nutritivos -, mas não inicie uma dieta radical. Aconselhamos a consulta a um nutricionista, para lhe traçar um plano de alimentação que considere o desgaste enérgico da corrida.

3. Correr 3 vezes por semana

2-correr-na-cidade

Para ter resultados satisfatórios, os especialistas recomendam a prática da corrida pelo menos três vezes por semana. Correr emagrece se complementar dieta e exercício, é uma excelente forma de emagrecer, motivar expectativas e cuidar do organismo.

4. Correr com intensidades e distâncias distintas

3-correr-emagrece

Se correr a mesma distância ou o mesmo número de horas todos os dias e à mesma velocidade, o seu corpo acabará por se adaptar a esse ritmo e precisará, em cada corrida, de menos energia e, desta forma, queimar menos calorias.

Para que isso não aconteça é preciso aumentar gradualmente a intensidade, velocidade e duração do treino.

Equipamento de corrida adequado

Para correr aconselhamos que vista equipamento desportivo confortável e colorido. Conheça aqui as nossas sugestões de equipamento para homem e para mulher a preços bastante acessíveis.

Veja também: