Dicas para cortar cebola de forma rápida e sem chorar

Cortar cebola rápido e sem chorar não é uma missão impossível. É tão possível que temos quatro técnicas eficazes para partilhar consigo.

Dicas para cortar cebola de forma rápida e sem chorar
4 técnicas para nunca mais chorar

Seja criativo e ganhe já bilhetes para o próximo Rock In RioCortar cebola é um martírio! Já tentou várias técnicas para conseguir cortar a cebola sem chorar mas não tem tido sucesso? Percebemos o seu problema porque, por cá, o dilema era o mesmo até que descobrimos quatro técnicas infalíveis para cortar cebola de forma rápida e sem verter uma única lágrima. Não acredita? Experimente e depois venha cá contar se funcionou.
 

4 técnicas infalíveis para cortar cebola sem chorar

 

1. Use uma faca afiada

Ao cortar a cebola a faca destrói as enzimas e este processo que faz chorar. Se a faca estiver afiada, o corte é mais preciso, menos enzimas são libertados, logo, menos lágrimas. Mesmo que use que outras técnicas para cortar cebola, faça-o sempre com uma faca afiada.

 

2. Coloque as cebolas no congelador

Coloque as cebolas no congelador durante 10 a 15 minutos. Por estar fria, a cebola liberta menos enzimas que provocam a irritação nos olhos e as lágrimas. Segundo quem já experimentou, esta é a técnica mais eficaz para cortar cebola sem chorar. 

 

3. Corte a cebola dentro de água

A técnica é eficaz, porém, pouco prática porque ao cortar a cebola dentro de água os pedaços fogem para todo o lado. No final, acaba a pescar pedaços de cebola que depois tem que escorrer. Se conseguir segurar na cebola sem deixar que os pedaços escapem, este método funciona.

 

4. Corte a cebola perto de água quente

Diz quem experimentou que, ao cortar a cebola junto a água quente corrente ou ao vapor de um jarro elétrico, por exemplo. O vapor da água absorve os vapores da cebola que acabam por desaparecer sem provocar irritação nos olhos.

 

Como cortar a cebola mais rápido? 

A técnica mais simples e rápida, usada pelos cozinheiros em todo o mundo, consiste no seguinte:

1. Descasque a cebola e corte a extremidade que tem a raiz verde
2. Parta a cebola a meio, no sentido longitudinal, ou seja, de raiz a raiz
2. Numa tábua, coloque uma metade com a parte plana virada para baixo
3. Com uma faca afiada, corte a cebola em tiras, na transversal, até um centímetro da raiz - isto permite que a cebola se mantenha unida
4. Agora, também sem chegar à raiz, corte a cebola na horizontal, nos níveis que precisar
5. Por fim, apoie a ponta da faca na tábua, vá guilhotinando a cebola e assim obtém pequenos cubos 

Para saber fazer este e outros cortes de cebola como um verdadeiro Chef, veja este vídeo da Santa Rita e, em pouco tempo, vai conseguir cortar cebola como um profissional. 
 

Dicas e Conselhos sobre o dia a dia, com a Newsletter do E-Konomista


Veja também: