4 dicas imprescindíveis para cortar em despesas pessoais

Cortar em despesas pessoais não implica ter de sacrificar a sua qualidade de vida. Com as nossas dicas, consegue poupar sem grandes sacrifícios.

4 dicas imprescindíveis para cortar em despesas pessoais
Com alguma atenção é fácil fazê-lo.

O dinheiro que gastamos com nós próprios costuma ser muito, tanto que por vezes parece ser um autêntico buraco na carteira. Muitas vezes, as nossas despesas pessoais incluem gastos que podem ser eliminados com facilidade de modo a podermos vir a poupar mais dinheiro. Afinal quando o ordenado não chega para tudo, é preciso saber esticá-lo até onde for possível.
 

4 formas de reduzir o buraco na carteira

 

1. Controle a sua alimentação

Uma das áreas onde é mais fácil cortar despesas pessoais é a da alimentação. Normalmente, ter uma alimentação saudável acaba por custar menos do que comer coisas que nos fazem mal. Os legumes e a fruta, por exemplo, são bastante baratos e fazem muito bem à saúde.

Além disso, comer em restaurantes sai caro, e não custa nada levar a marmita para o trabalho em vez de ir ao restaurante. Pode parecer moroso ter de cozinhar mais, mas ao pensar que está a fazer bem a si e à sua carteira ficará mais motivado.

 

2. Use o sistema de envelopes

O sistema de envelopes é antigo, mas eficaz. Baseia-se em dividir o seu orçamento em diferentes categorias, como entretenimento, gasolina, comunicações, etc. Cada categoria tem o seu envelope, no qual coloca, em dinheiro, a quantidade que pretende gastar nela até ao final do mês. Quando já não houver mais dinheiro no envelope do entretenimento, por exemplo, não vai mais ao cinema até voltar a ter orçamento para tal.

Não pode fazer batota e usar o cartão, senão a dica perde o propósito. Pode demorar algum tempo a aperfeiçoar o sistema, mas quando conseguir vai poupar em despesas pessoais como um verdadeiro mestre.

 

3. Saiba o que é, ou não, uma necessidade

Água, medicamentos e comida. Estes são exemplos de verdadeiras necessidades, sem as quais não conseguimos viver – pelo menos por muito tempo. Um iPhone 6S, por exemplo, já não é uma necessidade, pois há smartphones mais acessíveis no mercado que chegam para as suas necessidades. Se parar para pensar no que é ou não uma necessidade, consegue eliminar uma grande parte das suas despesas.

 

4. Mantenha-se informado

Durante o ano, há vários eventos em que pode participar sem ter de pagar seja o que for. Há, também, promoções em todo o tipo de artigos que estão à sua espera para serem aproveitadas, além de existirem concursos onde pode ganhar artigos sem gastar um tostão. Se se mantiver informado e se procurar ativamente novas oportunidades, consegue reduzir despesas pessoais que poderiam parecer incontornáveis

Para saber sempre tudo o que se passa, deve subscrever à newsletter das suas marcas e locais preferidos, e segui-los em redes sociais como o Facebook - onde pode, também, juntar-se a grupos que partilhem este tipo de informações.


Veja também: