Tudo o que precisa de saber sobre couchsurfing

Seja num hotel, num b&b, num airbnb ou no sofá de um desconhecido, o que interessa é conhecer o mundo.

Tudo o que precisa de saber sobre couchsurfing
Esta modalidade de alojamento tem ganho cada vez mais adeptos

Há quem veja o couchsurfing como uma opção demasiado arriscada, mas a verdade é que esta modalidade já tem muitos adeptos que a acham bastante interessante do ponto de vista social – além do mais, poupam-se uns trocos.


O couchsurfing trocado por miúdos


O que é o couchsurfing?

O couchsurfing é uma comunidade online onde pessoas do mundo inteiro estão à disposição para hospedar estranhos num cantinho das suas casas sem cobrar nada pelo serviço. O único objetivo da comunidade diz respeito ao lado social da questão: conhecer pessoas de outras culturas, fazer amigos pelo mundo inteiro, ter uma experiência muito mais pessoal do que se ficasse num hotel.



Como funciona?

Para poder tornar-se num couchsurfer só tem de se registar no site da comunidade, que já conta com mais de quatro milhões de utilizadores. Quando se tiver registado é-lhe perguntado se quer fazer uma contribuição para o site, mas esta não é obrigatória. Se não estiver interessado basta passar para a janela seguinte.

Depois terá de responder a um formulário sobre a sua vida: hobbies, animais de estimação, as suas viagens… Quanto mais campos preencher, melhor. É nesta fase que se disponibiliza ou não para também receber pessoas em sua casa. Se quiser fazê-lo terá de descrever o seu “sofá”, que não tem necessariamente de ser um sofá (pode ser também um quarto de hóspedes) e falar das suas regras ou restrições.



Procurar por sofás ou surfers

Basta escolher no menu as opções Surf ou Host e escrever o nome da cidade que pretende visitar. Ao mesmo tempo pode selecionar outros filtros, como o género, a idade e o número de pessoas que é preciso acomodar. Pronto para a sua primeira experiência como couchsurfer?
Hotéis, apartamentos e quartos no mundo inteiro, a preços mínimos garantidos >>
Veja também: