Quer ser um novo Empreendedor?

Crie o seu próprio emprego. Saiba tudo subscrevendo a nossa Newsletter de Empreendedorismo.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

Coworking vs escritórios privados

Vantagens e desvantagens.

Ainda vale a pena alugar um escritório privado? Quais são as vantagens de um espaço de coworking? Todas as respostas no nosso artigo.

Se está indeciso entre um espaço de coworking ou o aluguer de escritório privado, chegou ao sítio certo. Hoje em dia, fruto dos tempos em que vivemos, cada vez mais profissionais iniciam os seus próprios projetos ou trabalham como freelancer. A dada altura, é natural que considerem alugar um espaço próprio para que possam libertar a mesa da cozinha para aquela que é a sua verdadeira função. Faz sentido. Mas tomada a decisão de ter um espaço próprio para trabalhar, o que é que faz mais sentido: coworking ou um escritório privado?
 
A decisão é importante, deve ser bem ponderada e há vários pontos a considerar. Afinal, não se trata apenas dos efeitos que esta decisão pode ter na sua carteira mas, também, na sua imagem, na sua produtividade e até na sua saúde. Conheça todas as vantagens de desvantagens de trabalhar num espaço de coworking ou num escritório privado
 

Coworking vs escritório privado: o que saber

 

1. Trabalhar sozinho pode ser solitário

É neste ponto que o local onde trabalha pode interferir na sua saúde. Parecendo exagerado, não é. Passar o dia sozinho em casa ou num escritório, sem contacto com outras pessoas, outras vidas, outras experiências pode ser muito solitário e, em menos de nada, está deprimido e não entende a razão.
 
Tome nota:
Procura um espaço de coworking equipado com as melhores condições para qualquer profissional? Informe-se aqui sobre as melhores soluções do mercado.

2. Networking

Num espaço de coworking, o seu desenvolvimento pessoal e profissional sai beneficiado já que é pela interação e partilha com os outros que aprendemos e crescemos. É também a melhor forma de dar a conhecer a sua empresa ou produto e um excelente local para angariar clientes.
 
Além disso, num espaço de coworking encontra profissionais de todas as áreas com quem, mais tarde ou mais cedo, pode estabelecer uma parceria. Hoje tomam o pequeno almoço juntos, amanhã um jantar, na semana seguinte um fim de semana fora e, daqui a nada, faz amigos e estabelece contactos profissionais para a vida.
 

3. Flexibilidade

Ao contrário do que se passa quando assina um contrato de arrendamento de um escritório privado, trabalhar num espaço de coworking não requer um período mínimo de permanência, condições de rescisão ou o pagamento de rendas adiantadas. Os contratos são curtos e feitos à medida das suas necessidades.
 

4. Custos

Alugar um escritório privado implica uma série de custos fixos que podem tornar-se muito pesados para o seu orçamento. Afinal, não se trata apenas de pagar a renda, é necessário mobilar o espaço e pagar despesas mensais como água, energia, internet, ou telefone. Se precisar de alguém que atenda as chamadas e faça algum trabalho administrativo, tem que somar ainda o seu vencimento, assim como as despesas relacionadas com segurança social, IRS, seguro de trabalho e outros.
 

5. Consultoria

Sem custos! É natural que no mesmo espaço de coworking estejam reunidos profissionais de várias áreas como a comunicação, engenharias, contabilidade, línguas, comerciais de diversas áreas, design, enfim, a lista é enorme e variada. Como numa equipa de trabalho normal, num espaço de coworking a partilha de informação e competências acaba por ser constante. Hoje, alguém lhe esclarece uma dúvida de uma área que não a sua, amanhã é você que ajuda um colega a desbloquear uma ideia que não quer sair.
 

6. Mais produtividade

Ao contrário do que pode pensar, trabalhar num espaço de coworking é um bónus para a sua produtividade. A este fenómeno dá-se o nome de pressão social positiva. Tendo, ao seu redor, pessoas que trabalham no duro, que têm ideias fantásticas, histórias de sucesso e fazem as coisas acontecer é combustível para a sua produtividade. Ninguém quer ficar atrás dos seus pares, não é?
 

7. Serviços e infraestruturas

E se precisar de um espaço para reunir com clientes, de um local para organizar uma festa, de aumentar o espaço de trabalho para mais um colaborador, é possível, sem grandes complicações. Num escritório privado, condicionado pelo valor da renda, pode o espaço arrendado não ter espaço suficiente para qualquer uma das opções acima.
 

Está convencido quanto às vantagens dos espaços de coworking?

É tempo de conhecer a Regus, líder mundial na revolução de espaços de trabalho. A Regus tem  espaços de coworking ao seu dispor, em mais de 300 países, para que não tenha mais preocupações e pronto para trabalhar quando precisa. Sem precisar de investimento inicial e com todas as condições de infraestruturas, serviços e apoio administrativo necessárias  operacionais para começar a trabalhar já hoje.
 
A Regus oferece a flexibilidade de utilizar os espaços e serviços apenas quando precisa e de pagar apenas o que utiliza. Para mais informações, peça um orçamento.
 
Saiba quais são os melhores espaços de coworking. Clique aqui!
 
Veja também:

Também lhe pode interessar: