Crédito abatido ao ativo

Saiba tudo sobre o crédito abatido ao ativo. O que é e quais as consequências do crédito abatido ao ativo.

Crédito abatido ao ativo
O que saber

O que é o crédito abatido ao ativo?

De acordo com o Plano de Contas do Sistema Bancário (PCSB), os créditos abatidos ao ativo integram as contas consideradas fora do patrimóno das entidades participantes e resultam de negócios de crédito, efetivamente concedido, que estão em situação de incumprimento na data a que respeita a centralização (pressupõe um largo período de tempo), tendo por isso sido retirados do ativo, ainda que se mantenham algumas expetativas de cobrança, ou seja, considera-se um crédito abatido ao ativo todo o crédito que resulte em situação de incumprimento extremo de pagamento, em que, tendo a instituição financeira/bancária exigido o vencimento da totalidade desse crédito e tendo sido cumpridos todos os esforços legalmente previstos e considerados ajustados de cobrança, as expetativas de recuperação do crédito são muito reduzidas.
 
JUNTE TODOS OS SEUS CRÉDITOS NUM SÓ
Simplifique as suas contas, consulte agora os nossos especialistas em crédito consolidado. Ao juntar os seus créditos, fica com apenas uma mensalidade, paga sempre ao mesmo dia do mês.

Consequências do crédito abatido ao ativo

Por se tratar de situações de incumprimento de pagamento constantes e normalmente por períodos de tempo bastante longo, os créditos abatidos ao ativo fazem parte da informação da CRC (Central de Responsabilidades de Crédito), ou como vulgarmente conhecido, ainda que com uma conotação negativa de Lista Negra do Banco de Portugal, com a designação negativa/em incumprimento/devedor.
 
Para consultar o mapa de créditos basta entrar no site do Banco de Portugal e seguir os seguintes passos:
 

Para nome individual:

Aceder a Serviços ao Público \ Central de Responsabilidades de Crédito \ Mapa de Responsabilidade de Crédito (Obter Mapa), ou clicar aqui.
 

Para as empresas:

Aceder a Área de Empresa \ Consultar informação \ Mapa de Responsabilidades de Crédito.
 

O que fazer?

No casos de crédito abatido ao ativo, deve contactar o seu banco e tentar resolver esse incumprimento, pois enquanto não o fizer, o seu nome manter-se-á referenciado no Banco de Portugal como devedor e, dessa forma, não conseguirá obter nenhum crédito. O melhor será sempre conseguir um acordo de pagamento da dívida, idealmente, antes mesmo de esta estar em situação de crédito abatido ao ativo. 
 
Poupe até 60%, reduza as suas mensalidades com o crédito consolidado, saiba como.
 
Veja também: