Crédito para trocar de casa: tudo o que precisa de saber

Conheça aqui como funciona o crédito para trocar de casa e quais os bancos que o disponibilizam.

Crédito para trocar de casa: tudo o que precisa de saber
O que é? Como funciona? Quais os bancos que o disponibilizam?

O crédito para trocar de casa é uma modalidade disponibilizada por algumas entidades bancárias, mas que poucas pessoas conhecem.

compra de uma casa deve ser muito ponderada, pois, na maioria dos casos, implica um crédito de  longa duração e uma prestação mensal consideráveis. No entanto, por razões familiares (aumento do agregado), profissionais (mudança de emprego) ou porque já não precisa de uma casa tão grande, a vida muda e pode ser necessário trocar de casa.

Nestes casos, o principal problema é conseguir vender a atual habitação – até pela morosidade e burocracia que este processo implica – antes de partir para a compra da nova casa.

O crédito para trocar de casa visa precisamente ser uma alternativa para quem pretende uma nova habitação, mas que não pode esperar pela finalização da venda da casa cujo crédito ainda está em curso.

Crédito para trocar de casa: como funciona?

O crédito para trocar de casa destina-se a clientes que já têm um crédito à habitação em determinado banco, mas que pretendem mudar de casa. Com esta modalidade os bancos oferecem um crédito à habitação com um spread mais baixo relativamente ao preço standard em vigor.

Regra geral, no crédito para trocar de casa, os bancos apresentam  taxas e encargos reduzidos, nomeadamente no que diz respeito à amortização do crédito, bem como períodos de carência flexíveis – habitualmente, de três a cinco anos, período que possui para vender a casa antiga – que, dependendo do banco e do tipo de contrato, poderão incidir sobre o total de capital a reembolsar ou do capital da anterior habitação (geralmente, o montante de financiamento varia, mas sempre a partir dos 75%).

Em suma, o crédito para trocar casa permite contratualizar um crédito habitação para comprar uma nova casa, sem ter de proceder à respetiva alienação da anterior, permitindo melhorar as condições de preço.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem é que permite financiar uma nova casa, com encargos reduzidos, enquanto não vende a anterior, dispondo de um período de tempo para a vender. No entanto, comporta o risco de ficar com dois créditos, caso não consiga vender a casa antiga no final do período determinado.

Em alternativa ao crédito para trocar de casa pode, por exemplo, arrendar a casa antiga com opção de compra.

Bancos que disponibilizam

Estes são alguns dos bancos que disponibilizam o crédito para trocar de casa:

  • Santander Totta
  • Deutsche Bank
  • Novo Banco
  • UCI
  • Banco BIC

Veja também:

Continuar a Ler