Crédito pessoal: 'cadastro' limpo é essencial

Para obter um empréstimo bancário, é essencial ter cadastro limpo, ou seja, um historial de bom pagador, e também fazer um pedido de crédito com um valor realista.

Crédito pessoal: 'cadastro' limpo é essencial
Atente nas nossas dicas para ter um cadastro de crédito sem mácula

Para poder pedir um crédito (pessoal, habitação, automóvel ou até mesmo consolidado) é extremamente importante não ter antecedentes de não pagamento e como tal, ter um bom historial de crédito pessoal, caso tenha recorrido a um. 

Para que tal aconteça apresentamos-lhe algumas sugestões para conseguir ter o seu cadastro limpo ao que ao crédito diz respeito.


Dicas para ter um cadastro de crédito limpo


1. Nunca peça um crédito pessoal cujo valor é superior aquilo que pode pagar, mesmo que a empresa de crédito lho conceda. Este é um dos principais erros que muitas pessoas cometem quando solicitam um crédito, o qual normalmente resulta no endividamento. 

Se a mensalidade do crédito pedido é demasiado alta para as suas possibilidades financeiras corre o risco de não conseguir paga-la. 


2. Opte por uma mensalidade mais baixa. Muitas vezes é melhor optar por pedir um crédito pessoal a seguir ao outro do que não conseguir pagar só um, quando o valor da prestação mensal é bastante elevada, não conseguindo dessa forma cumprir as suas responsabilidades. 

Lembre-se que é preferível garantir um historial de bom pagador para que possa recorrer a outros créditos no futuro, caso seja necessário, do que ficar com antecedentes de não pagamento. 


3. Para garantir um historial de crédito limpo pague sempre a sua prestação mensal dentro dos prazos, pois irá conseguir aumentar o seu historial de bom pagador. Se conseguir cumprir com as sua obrigações e pagar a totalidade do seu crédito pessoal os bancos e empresas de crédito depositarão muito maior confiança em si como cliente.


Em resumo, o segredo está em pedir um crédito apenas do valor que consegue pagar sem dificuldades, factor importante para conseguir eventuais créditos futuros.



Veja também: