Crédito Pessoal: Documentos necessários

Saiba quais são os documentos necessários para pedir um crédito pessoal. Prepare a lista de documentos imprescindíveis para formalizar o seu pedido de crédito, de modo a não ser apanhado desprevenido.

Crédito Pessoal: Documentos necessários
Verifique os documentos necessários para contratar um crédito pessoal

A documentação a apresentar para contrair um crédito pessoal pode variar dependendo da empresa de crédito ou da instituição bancária. Alguns bancos exigem mais informação do que outros. Contudo, os documentos mais importantes solicitados pelas empresas de crédito ou bancos que concedem o crédito são comuns a todos os pedidos de crédito pessoal.


Documentos necessários à formalização de um pedido de crédito pessoal:

Em regra geral irá necessitar de apresentar fotocópias válidas do Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade ou, fotocópia do Cartão de Contribuinte e um comprovativo dos seus rendimentos.


Alguns bancos pedem apenas os últimos três recibos do seu vencimento. Outros exigem uma declaração de rendimentos mediante a sua situação profissional e como tal são solicitados mais documentos que o comprovem.


Se trabalha por conta própria ou é trabalhador independente terá de entregar a última declaração de IRS juntamente com a respectiva nota de liquidação, assim como os extractos bancários dos últimos 3 meses.


Se é trabalhador por conta de outrem, basta apresentar os dois últimos recibos de vencimento e a última declaração de IRS com respectiva nota de liquidação. No caso dos reformados ou pensionistas, pode ser exigido uma declaração anual da reforma ou pensão e claro, a última declaração de IRS com a respectiva nota de liquidação.

Além dos documentos que comprovam os seus rendimentos, para formalizar o seu pedido de crédito pessoal são exigidos comprovativos de residência dos titulares do crédito. Como comprovativo de morada poderá entregar, por exemplo, uma factura da água, luz, gás, telefone, televisão por cabo, etc..
 

É ainda pedido um comprovativo de NIB, no qual conste o nome de um dos titulares do crédito solicitado. Por exemplo, um extracto da conta bancária ou a primeira página da caderneta. Quando aplicável, poderá ainda ser requerida uma proposta de seguro, assim como uma ficha de Informação Normalizada Europeia em matéria de Crédito a Consumidores devidamente datadas e assinadas.

 


Veja também: