Creme para a assadura do bebé: qual escolher?

Não consegue escolher o creme para a assadura do bebé? Nós ajudamos!

Creme para a assadura do bebé: qual escolher?
Quase todos os bebés têm um episódio de rabinho assado

As assaduras nos bebés podem ter inúmeras causas, como alergias a cremes, gel de banho, amaciadores da roupa e toalhitas mas, sobretudo, são provocadas pela humidade. As fraldas, por exemplo, abafam a região e não deixam a pele do rabinho respirar. O problema é fácil de identificar, mas apesar de simples, provoca um grande alarido entre os pais. Ajudamos então a escolher o melhor creme para a assadura dos bebés.

Para facilitar a vida dos bebés – e não só – reunimos toda a informação necessária para que não restem dúvidas sobre as assaduras nos bebés. Qual creme escolher? Como o creme vai atuar? Em quanto tempo poderá ver melhorias? As respostas a estas e mais perguntas, encontra neste artigo.

O que fazer quando o rabinho fica assado

5 dicas simples para adotar e dizer adeus às assaduras. Tome nota:

  1. Quando o rabinho está irritado e vermelho, deve pôr de lado a utilização dos toalhetes. O ideal é lavar a região com água morna na banheirinha ou, se não há esta hipótese, usar água morna e uma fralda de tecido para limpar.
  2. Deve ter atenção que esta limpeza deve ser feita com delicadeza. Lembre-se: a pele já está agredida. Suavidade é a palavra de ordem.
  3. Deve colocar um creme para assaduras.
  4. Deve, também, estar mais atento aos intervalos entre as mudas da fralda e, ao menor sinal de urina ou fezes, realizar a troca.
  5. Se puder, deixe o bebé andar sem fralda por algum tempo. Esta é a melhor medida que há para aumentar e acelerar o processo de cicatrização da pele. A assadura vai deixar de estar oclusa e, ao apanhar ar, vai sarar mais rapidamente.

As nossas sugestões de cremes para a assadura do bebé

Nutraisdin ZN

nutra

Preço: 12 euros, em média

  • Fórmula única com 40% de óxido de zinco (ZN 40).
  • Isola a zona da fralda, gerando uma barreira intransponível, e contém ingredientes ativos que ajudam a evitar o crescimento de micro-organismos e anulam as enzimas responsáveis pela irritação da epiderme.
  • Regenera e hidrata, melhorando a vermelhidão na zona glútea e perianal.
  • Forma uma camada protetora de longa duração que não se dissolve com a urina, graças à sua fórmula anídrica.

Mitosyl Pasta de Lassar

mitosyl

Preço: ronda os 7 euros

  • Cria uma barreira protetora contra as irritações causadas pelo uso constante da fralda.
  • A fórmula é constituída por óxido de zinco, que é absorvente e adstringente, amido de milho, com propriedades absorvente e protetoras das zonas húmidas, lanolina e vaselina.
  • Higienize a zona afetada do bebé e deixe secar bem antes de utilizar o creme.
  • Pode aplicar entre 1 a 2 vezes por dia e em qualquer parte do corpo (exceto nas mucosas).

A assadura é provocada por uma micose? Como atuar?

Quando há um episódio de assadura que envolve uma micose, é fácil identificar:  nestes casos, existe pequenas borbulhas que, normalmente , são avermelhadas. Um creme contendo apenas óxido de zinco não será suficiente. Tome nota do que fazer:

  • Deve utilizar um creme com propriedades antimicóticas. Neste momento, já existem no mercado opções que têm tudo num só creme: ingredientes próprios para as assaduras dos bebés e para a muda das fraldas, e agentes que combatem a micose. Isto torna tudo mais fácil e económico.
  • Se existir micose, a aplicação de um creme com antimicótico deve ser continua, durante uma semana.

Sugestão de creme para assaduras com antimicóticos

Nutraisdin AF

af

Preço: em média, 14 euros

  • Pomada reparadora com miconazol.
  • Utilizada para dermatite da fralda persistente.
  • Repara e alivia a zona da fralda em apenas 7 dias, de forma muito eficaz e segura, graças à sua fórmula específica com Miconazol.
  • Ajuda a proteger das irritações, assaduras e vermelhidão produzidas na zona da fralda, graças aos seus ingredientes ativos adstringentes e regeneradores (óxido de zinco e dexpantenol).

Veja também: