As melhores Receitas de Natal e Ano Novo

Viva as Festas à mesa com a ajuda do seu robot de cozinha e deste e-book gratuito cheio de receitas fáceis e deliciosas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Quero receber o e-book

Creme de leite: o que é e como fazer

Quando se trata do creme de leite, a confusão instala-se. Há quem diga que não há correspondência possível mas não é bem assim.

Creme de leite: o que é e como fazer
Acabaram as dúvidas!

Presença assídua nas cozinhas brasileiras, o creme de leite é uma grande incógnita para os portugueses. Sempre que pesquisa uma receita online, é possível que lhe surjam muitas receitas brasileiras que contêm o creme de leite, verdade? Entre nós confundido com leite condensado cozido, leite evaporado ou, até, o tradicional leite creme, não é fácil encontrar uma correspondência exata. Aliás, não existe.


O que é o creme de leite?

Em Terras de Vera Cruz, o creme de leite é usado tanto em receitas de doces com de salgados e com ele pode fazer inúmeras coisas, dependendo do tipo de creme de leite que use, ou seja, a percentagem de gordura de cada um. Por exemplo, pode usar este ingrediente para fazer chantilly, ganaches, várias sobremesas ou mesmo um strogonoff.

Posto isto, podemos assumir que o creme de leite equivale às nossas natas para bater ou para culinária. Porém, diz quem vive do outro lado do Atlântico que a correspondência não é exata, uma vez que o creme de leite brasileiro tem uma consistência que por cá não se encontra.

A diferença entre um pacote de creme de leite e um de natas é que a consistência do primeiro é mais espessa, porém, o sabor e a aplicabilidade é a mesma.
 


Como fazer creme de leite caseiro?

Se quiser tirar as dúvidas entre a versão portuguesa e a brasileira, porque não experimentar a receita original e fazer o seu próprio creme de leite? Precisa de muito pouco para preparar este ingrediente e custa quase nada. Tome nota.
 

Creme de leite

creme de leite

Ingredientes
 
100 g de margarina 
100 g manteiga sem sal
500 ml água
3 c. de sopa de leite em pó 
2 gemas peneiradas


Modo de preparação
Comece por peneiras as gemas, de seguida, dilua-as na água e leve ao lume até ferver, sem parar de mexer. Num robot de cozinha, junte a margarina, a manteiga e o leite em pó. Assim que as gemas comecem a ferver, adicione ao robot de cozinha e bata tudo durante 5 minutos. A mistura deve ficar líquida mas é mesmo assim.

Coloque a mistura em frascos esterilizados e  conservar no frigorífico. O creme de leite está pronto a ser consumido, apenas, após 12 horas. Aguenta-se até uma semana.



Como substituir o creme de leite?

A substituição mais evidente para o creme de leite são as nossas natas para bater ou para culinária, dependendo da receita que está a preparar, no entanto, se não as tiver por perto, há outros ingredientes que podem servir, nomeadamente: 
  • iogurte natural desnatado
  • creme de soja
  • chantilly vegetal
  • iogurte sem lactose
  • leite de côco

Veja também: