3 cremes de outono-inverno que pode fazer em casa

Descubra algumas receitas caseiras de cremes de outono-inverno que pode fazer os ingredientes que tem na despensa. 

3 cremes de outono-inverno que pode fazer em casa
Trate da sua pele com estas 3 receitas

Uma pele hidratada requer cuidados que devem ser adequados não só ao tipo de pele, mas também a cada uma das quatro estações do ano. Certo também é que este vai e vem de cremes pode implicar gastos consideráveis… ou não! Afinal, também pode fazer os seus próprios cremes. Para lhe dar uma ajuda nesta tarefa deixamos algumas sugestões de cremes de outono-inverno que pode fazer em casa.


3 receitas caseiras de cremes de outono-inverno

Não basta olhar para a sua despensa e misturar meia dúzia de ingredientes. Além de ter a preocupação de preparar cremes para o outono-inverno, deve conhecer os ingredientes para saber quais os mais indicados para cada tipo de pele.

E para garantir que a sua pele sai beneficiada, deixamos-lhe algumas sugestões de cremes de outono-inverno que pode encontrar no livro Neal’s Yard Natural Beauty, da marca de cosmética britânica Neal's Yard Remedies.



1. Bálsamo para todos os tipos de pele

1 colher de sopa de óleo de argão
2 colheres de sopa de óleo de semente de roseira
2 colheres de sopa de manteiga de noz de karité
1 colher de sopa de cera de abelha
5 gotas de óleo essencial de cipreste
5 gotas de óleo essencial de incenso
5 gotas de óleo essencial de bergamota

A preparação deste bálsamo é muito simples. Deve aquecer os óleos, a manteiga e a cera em banho-maria até que a cera fique derretida. Depois, retire do lume e adicione os óleos essenciais e coloque num frasco esterilizado. Deixe arrefecer durante uma a duas horas, antes de usar ou tapar o frasco.

Na hora de aplicar, faça uma massagem na pele com movimentos circulares. Deixe atuar durantes alguns minutos e depois remova com um gel de limpeza ou com um pano de musselina ou flanela húmido, para eliminar as células mortas.

Este creme tem uma durabilidade (ou validade, se preferir) de três meses.
 

creme

2. Creme de manteiga de cacau para peles mistas a secas

2 colheres de chá)de manteiga de cacau
1 colher de chá de óleo de amêndoa
1 colher de chá de óleo de jojoba
1 colher de chá de cera de abelha
2 colheres de sopa de água mineral
1 colher de sopa de cera emulsionante
1 colher de chá de glicerina
 
Misture a manteiga de cacau, óleo de amêndoa, óleo de jojoba e cera de abelhas e aqueça em banho-maria. Quando a cera estiver derretida retire do lume. Depois aqueça a água a 175ºC, acrescente a cera emulsionante e a glicerina e agite até que a cera fique totalmente dissolvida. Se necessário reaqueça novamente a água.

De seguida, junte a mistura de óleo quente à mistura de água e, com um batedor de varas, bata até obter uma mistura homogénea. Mexa de vez em quando, enquanto a mistura vai arrefecendo. Depois é só colocar num frasco esterilizado e deixar arrefecer durante uma hora.

Aplique generosamente este creme no rosto e no corpo, especialmente nas zonas mais secas. No rosto e no pescoço aplique com movimentos ascendentes. Deve evitar o contorno dos olhos. Pode manter este creme durante seis semanas. Deve guardá-lo no frigorífico.
 


3. Creme de dia de incenso

1 colher de sopa de manteiga de cacau
1 colher de chá de óleo de argan
1 colher de chá de cera de abelha
4 colheres de sopa de água mineral
1 colher de sopa de cera emulsionante
5 gotas de óleo essencial de incenso
3 gotas de óleo essencial de mirra

Junte a manteiga de cacau, o óleo de argan e a cera de abelha e deixe emulsionar, em banho-maria. À parte, aqueça água mineral a 175º C e depois junte a cera emulsionante e agite até que a cera fique totalmente dissolvida. Depois, junte a mistura de óleo quente à mistura de água quente e, com um batedor de varas, bata até ficar homogéneo.

Mexa ocasionalmente enquanto o preparado arrefece. De seguida, junte os óleos essenciais e misture bem. Coloque num frasco esterilizado e deixe arrefecer durante uma hora, antes de usar ou tapar.

Este creme pode ser usado diariamente, na pele limpa e seca. Deve aplicar movimentos circulares e ascendentes, evitando o contorno dos olhos. Deve conservá-lo no frigorífico, até seis semanas.

Veja também: