5 cremes para tratar cicatrizes

As cicatrizes são formadas na pele em resposta a vários fatores mas pode sempre ser atenuada. Descubra os melhores cremes para tratar cicatrizes.

5 cremes para tratar cicatrizes
As cicatrizes podem ser disfarçadas com cremes específicos

A formação de uma cicatriz é um processo natural do nosso corpo, que responde quando a pele sofre algum tipo de agressão mais profunda, como as lesões provocadas por uma ferida ou um corte. Para reduzir a aparência desagradável foram desenvolvidos cremes para tratar cicatrizes que atenuam o problema, ou até ajudam a restaurar a pele por completo.

Para reparar a pele danificada, o nosso organismo cria fibras de colagénio e são elas as responsáveis pela cicatriz visível que, normalmente, atenua durante os 2 anos seguintes. No entanto, as marcas podem ficar para sempre.

Quando deve utilizar os cremes para tratar cicatrizes?

O ideal é sempre começar a aplicar os cremes para tratar cicatrizes logo a seguir à formação da mesma. Pois quanto mais tempo passa, mais demora a desaparecer. Uma cicatriz recente é mais fácil de fazer desaparecer, com os devidos cuidados.

Conheça os cremes mais recomendados

Dermatix gel

dermatix-gel

Preço: em média, 45 euros

O Dermatix Gel é um gel de silicone transparente que está indicado na prevenção e tratamento de cicatrizes. A fórmula foi concebida para alisar e suavizar as cicatrizes, ajudando a reduzir a vermelhidão. Também é eficaz para diminuir a dor e a comichão associada aos traumas na pele.

Este creme para tratar cicatrizes é facilmente aplicado em todas as zonas do corpo, incluindo o rosto, o pescoço e zonas irregulares, como as dobras. Para aplicar, deve limpar a área, passar o gel e deixar secar durante 4 a 5 minutos antes vestir a roupa ou usar maquilhagem.

Pode ser utilizado uma vez ao dia e durante, no mínimo, dois meses.

Kelo-cote

kelo-cote

Preço: ronda os 25 euros

Este é um gel de silicone transparente que seca rapidamente e pode ser utilizado para tratar cicatrizes recentes e antigas, e em qualquer tipo de pele. A composição ajuda a aliviar o prurido, o desconforto e a dor das feridas.

Para a prevenção de cicatrizes anormais, como as queloides, deve utilizar o gel imediatamente após o fecho da ferida ou a retirada dos pontos. Antes de aplicar, por 2 vezes ao dia, certifique-se que a zona afetada está limpa e seca.

Duração recomendada de tratamento: entre 60 a 90 dias.

Bio-oil

bio-oil

Preço:  15 euros

Bio-oil é conhecido por melhorar a aparência de cicatrizes recentes e antigas e aperfeiçoar as marcas deixadas pela acne.

A formulação é patenteada (complexo Purcellin Oil) e, apesar da sua textura em óleo, o Bio-oil não deixa a pele gordurosa. O indicado é aplicar duas vezes ao dia.

Repavar Regenerador

repavar

Preço: em média, 10 euros

O creme incorpora na sua fórmula um poderosos regenerador: o Pure Óleo de Rosa Mosqueta R. rubiginosa, planta nativa da Cordilheira dos Andes.

O Repavar Regenerador possui uma grande capacidade regeneradora, tal como o nome indica, e repara profundamente todo o tipo de cicatrizes e queimaduras, conferindo elasticidade à pele e atenuando também as as rugas e manchas.

Pode aplicar duas vezes ao dia.

Mederma

mederma

Preço: ronda os 20 euros

Este é um gel não oleoso de aplicação tópica que inclui na sua fórmula Cepalin, que é um extracto fitoterapêutico. Para além de atenuar e impedir o aumento das cicatrizes, ele previne a formação de marcas hipertróficas e queloides.

A aplicação deste gel melhora a cor e a textura da pele afetada.

Pode ser aplicado duas vezes ao dia.

Veja também: