Como criar uma sala de estar no jardim

Os dias quentes pedem uma sala de estar no jardim, onde possa usufruir de todas as comodidades da sua sala no exterior.

Como criar uma sala de estar no jardim
Um espaço de charme para o verão

Ter uma sala de estar no jardim é aproveitar o espaço exterior de forma a poder usufruir dele durante os dias e noites quentes de verão. Contudo, é preciso ter em atenção algumas questões para que o espaço seja cómodo, funcional e atraente.


Sala de estar no jardim: um must have para os dias de verão


Privacidade

O jardim, para poder ser usufruído com qualidade, precisa de garantir alguma privacidade aos moradores. Para isso, pode optar por vedações ou separadores que garantam algum isolamento em relação ao exterior ou então conheça 8 plantas que garantem privacidade em casa e também no jardim.



Conforto

Para maior conforto durante o dia, é importante que haja alguma proteção em relação ao sol. Escolha um guarda-sol bom e que se enquadre na decoração do jardim. Por exemplo, escolha a mesma cor para o guarda-sol, almofadas e toalhas ou tecidos. Essa proteção também pode ser conseguida, com muito charme, através de uma pérgola, que abrange uma área maior e garante mais sombra.



Mobiliário

sala de estar no jardim

Se pretende apenas passar algum tempo ao sol no jardim, umas espreguiçadeiras podem ser o suficiente, mas se ser poder fazer uma refeição leve, jogar uns jogos de tabuleiro, ler um livro ou mesmo ver um pouco de televisão, é importante que o mobiliário seja adequado. Opte por materiais resistentes e apropriados ao exterior, com almofadas amovíveis que possam ser guardadas para maior proteção e duração.

 

Equipamento

Se não consegue dispensar a tecnologia nas noites de verão, pode ter uma televisão ou um computador no jardim para poder ver os seus filmes, séries ou programas preferidos. Neste caso, é fundamental que faça a instalação de modo a proteger o mais possível o seu equipamento.

Como as televisões próprias para o exterior são bastante caras, pode optar por colocar uma televisão normal desde que a proteja convenientemente. As televisões precisam de estar protegidas contra a humidade e contras as altas temperaturas. As soluções mais comuns são a construção de um armário onde a TV possa ficar fechada quando não está a ser utilizada e o recurso a ventoinhas que garantam uma extra refrigeração ao aparelho. De sublinhar que, mesmo com estes cuidados, a vida da sua televisão será mais curta.

Os projetores são uma alternativa interessante pois, na maioria dos casos, podem ser armazenados com todos o cuidado quando não estão a ser usados. Os projetores podem ser ligados a uma televisão, a um computador ou a outros equipamentos, pelo que asseguram a visualização de todo o tipo de conteúdos. Basta dispor de uma parede branca para a projeção.

Seguindo estas ideias, pode conseguir uma sala de estar no jardim com todas as comodidades a que está habituado no interior.

Veja também: