Crioterapia: a solução para benefícios terapêuticos e estéticos

Vários atletas, como Cristiano Ronaldo, publicam fotografias nas redes sociais a ilustrar o uso da crioterapia. Descubra os benefícios desta terapia.

Crioterapia: a solução para benefícios terapêuticos e estéticos
Criosauna: mergulhar o corpo em temperaturas negativas

Assim que um jogo termina é bastante comum vermos jogadores, de diferentes modalidades, com o corpo mergulhado numa tina de água e gelo, um dos usos mais comuns da crioterapia.

Outro tratamento muito utilizado são as criosaunas. No caso desta modalidade, falamos de mergulhar o corpo em temperaturas abaixo de zero, entre os -110ºC e os -190.ºC, durante 1 a 3 minutos, sendo que a cabeça permanece fora do compartimento, à temperatura ambiente.

Benefícios da crioterapia

A verdade é que este tratamento reduz o fluxo sanguíneo, diminuindo, por sua vez, a sensação de dor e inflamação, permitindo acelerar a recuperação do jogador, e, por consequência, melhorar o desempenho atlético.

Deste modo, podemos caraterizar a crioterapia como uma terapêutica que recorre ao frio e/ou gelo, e também a materiais gelados, para tratamentos técnicos corporais ou mais localizados.

crioterapia local

Por outro lado, estes tratamentos também podem ser de ação local. Fundamentalmente para fins estéticos, são já muitas as figuras públicas que se renderam a este tratamento.

Optando-se muitas vezes pela crioterapia local, através da aplicação de gelo nas zonas a tratar e recorrendo a outros procedimentos: máscaras (crioterapia facial), compressas frias, massagens e pressoterapia. Este tipo de tratamento contribui para a redução de peso, melhoria do sono e um envelhecimento mais lento.

Locais onde pode fazer crioterapia

Atualmente este tipo de terapia já se encontra disponível em vários locais, em todo o território português:

Clínica CUF

A crioterapia é também usada no caso de tratamentos cancerígenos,  ou outro tipo de doenças graves, como a asma; dor crónica; fibromialgia, etc.

Na clínica CUF a crioterapia é utilizada como tratamento de cancro da próstata. Neste caso, procede-se então ao congelamento do tecido da próstata, eliminando-se as células cancerígenas.

Apesar de ser um tratamento útil, eficaz e de custo reduzido, é recomendável consultar o seu médico. Uma vez que a crioterapia se encontra desaconselhada para pessoas com alterações da circulação sanguínea (isquemia), da sensibilidade ou em feridas abertas.

Por outro lado, atletas com hipersensibilidade ao frio, com fenómeno de Raynaud ou com patologia cardiovascular descompensada devem também evitar a aplicação de frio.

Clínica Linfoterapia (ELAN)

A Clínica ELAN, localizada no Porto, oferece tratamentos de crioterapia de corpo inteiro. É frequentada por vários atletas, nomeadamente de rugby, moto GP, ciclistas e jogadores de futebol. Contudo, contam também com uma máquina de crioterapia localizada.

BodyConcept

A BodyConcept oferece serviços que ajudam na eliminação da celulite, flacidez, gordura localizada e excesso de peso.

O tratamento consiste na aplicação de uma cinta compressora, máscara para o rosto ou mangas compressoras, para tratamentos aos braços. Este tratamento dura aproximadamente 20 minutos.

Os resultados esperados são a queima de gorduras localizada, a melhoria da circulação sanguínea e, por consequência, a diminuição de retenção de líquidos e derrames.

Para um primeiro diagnóstico, marque uma avaliação morfológica gratuita, onde depois poderá ter acesso a um programa adequado às suas necessidades. A BodyConcept tem oferta nacional.

Cuidados a ter na crioterapia

Apesar de ser um tratamento útil, eficaz e de custo reduzido, é recomendável consultar o seu médico. A crioterapia está desaconselhada para pessoas com alterações da circulação sanguínea (isquemia), da sensibilidade ou em feridas abertas. Na doença cardiovascular descompensada deve-se também evitar a aplicação de frio.

Veja também: