Croácia e Eslovénia: o circuito perfeito no leste da Europa

Croácia e Eslovénia completam um círculo perfeito de uma viagem com história, praias paradisíacas e parques verdejantes.

Croácia e Eslovénia: o circuito perfeito no leste da Europa
Conheça estes dois países cheios de história

Croácia e Eslovénia são dois países pertencentes à região dos Balcãs, localizada a sudeste da Europa e destacam-se dos seus vizinhos por se tratarem de verdadeiras obras-primas naturais.

Com as belas paisagens da costa adriática ou do Parque Nacional de Plitvice, na Croácia, e pelo surpreendente Lago Bled, pela jovial capital Ljubljana, que, apesar da sua modesta dimensão, possui um dos mais belos centros históricos de toda a Europa, na Eslovénia.

Croácia e Eslovénia: o círculo perfeito de uma viagem marcante. Conheça cada país um pouco melhor.

Os encantos da Croácia

croacia

O país está localizado na Europa Central e na região do Mar Mediterrâneo e tem várias de suas regiões incluídas na lista de Patrimónios Naturais e Históricos da UNESCO, por existir, de facto, inúmeros locais por onde a história parece tão presente.

A Croácia é um destino perfeito para quem procura praias com um mar cristalino e de cores impressionantes, paisagens que parecem ter sido criadas por uma tela de pintura e, claro pela sua história tão marcante. Confira alguns dos motivos de interesse da Croácia.

1. Zagreb

zagreb

Além de ser capital da Croácia, Zagreb destaca-se pela sua aura medieval e pela vida cultural intensa. Aqui não faltam museus, teatros, bibliotecas, galerias e monumentos.

Esta cidade originalmente era formada por duas partes distintas, que só se juntaram no século XVII: uma parte alta, considerada como o centro antigo da cidade, e quase toda pedonal, e a parte baixa, onde se situa a parte mais moderna de Zagreb.

Conheça as ofertas TopAtlântico para a Croácia.

2. Lagos Plitvice

 Lagos Plitvice croacia

Nos Lagos Plitvice, a paisagem é de cortar o fôlego, tal é a beleza deste fenómeno da natureza, e que torna este local numa das atrações mais populares da Croácia.

O Parque dos Lagos Plitvice é o maior do país, com uma área de praticamente 300 km2 e foi-lhe atribuído, em 1979, o título de Parque Nacional e de zona protegida pela UNESCO. São 16 lagos, conectados por várias cachoeiras, cujas cores parecem mentira. Além disso, o parque é formado por uma rica fauna e flora local, com mais de 1267 espécies de plantas, 55 tipos diferentes de orquídeas, 161 espécies de pássaros e 321 espécies de borboletas. Os amantes da natureza vão adorar este local.

3. Zadar

zadar croacia

Zadar é uma das melhores surpresas da Croácia e considerada a cidade mais velha habitada continuamente no país. Está situada no Mar Adriático e destaca-se pela criação, em 2005, de um gigantesco órgão de tubos instalado abaixo de grandes degraus de mármore à beira mar, que produz sons através do vento e das ondas.

O órgão marítimo ou Sea Organ, como é conhecido, é uma obra muito impressionante, projetada por Nikola Basic, como uma das estratégias para recuperar a costa de Zadar dos estragos da Segunda Guerra Mundial e, desta forma, conseguir atrair mais turistas.

4. Hvar

hvar croacia

Hvar é uma ilha que reúne indescritíveis belezas da natureza dentro das muralhas históricas que cercam a cidade. Aqui recomenda-se que explore com calma cada (en)canto da cidade, de inspiração veneziana e parecida saída de um conto de fadas.

Aproveite os super preços da TopAtlântico para a Croácia. Saber mais >>

As maravilhas da Eslovénia

eslovenia

Florestas, montanhas, vilas medievais, lagos: assim é a Eslovênia. Apesar das suas reduzidas dimensões, possui a beleza digna de um continente e mostra cenários que nos fazem lembrar os livros infantis. Ali, onde os Alpes encontram o Mediterrâneo e a Europa Central se depara com os Balcãs e tornam este país num excelente destino turístico ainda menos explorado, e concorrido, do que a vizinha Croácia, por exemplo.

1. Ljubljana

Ljubljana esolvenia

A capital da Eslovénia, Ljubljana, é uma cidade cheia de charme, vida e beleza. Fundada no ano 1 a.C., aqui a história ainda está bem presente, pautada com os pequenos toques de modernidade que vão sendo criados.

Com uma vida animada, principalmente na zona do centro, onde não faltam divertidos bares, cafés, restaurantes e galerias de arte, que podem facilmente ser descobertos a pé ou num passeio de bicicleta.

Mas seja qual for o plano, não pode deixar de provar a cerveja Laško, ou até mesmo a artesanal Human Fish, que é servida no bar Tozd, cuja marca registrada são as bicicletas penduradas na parede.

2. Bled

bled eslovenia

Bled é uma das cidades mais visitadas da Eslovénia, talvez por causa do castelo medieval no topo de uma das suas colinas, pela existência de uma igreja fincada numa pequena ilha no meio de um lado. Ou talvez pelos dois motivos.

Dúvidas não há é sobre a qualidade do saboroso kremšnita, um bolo feito com massa folhada e creme de baunilha (uma espécie de mil-folhas), cuja receita remota aos anos 1950.

3. Zona vinícola

Goriska Brda

A Eslovénia tem também uma espécie de Douro vinhateiro: Goriška Brda, a cerca de 120 km a oeste de Ljubljana, onde são produzidos os tintos Merlot e Cabernet Sauvignon, além do vinho originário das uvas brancas Beli Pinot e Rebula.

O cenário é muito familiar aos portugueses que conhecem a região do Douro: estradas sinuosas e estreitas, socalcos que se amontoam quase como escadas até ao céu, com as caves pelo caminho.

4. Piran

piran eslovenia

Piran é uma cidade tipicamente medieval, com ruas estreitas, casas coladas umas às outras, roupas penduradas do lado de fora e restaurantes que servem comida caseira e deliciosa. Parece uma pequena vila italiana, até porque, por estes lados, também se fala italiano.

Conheça a Croácia e Eslovénia, numa viagem de sonho ao leste da Europa, com a TopAtlântico!

Veja também: