Publicidade:

CTT seguir encomenda: tudo o que precisa de saber

CTT: seguir encomenda - a ferramenta que lhe permite seguir o percurso de encomenda em tempo real. Saiba como, aqui.

CTT seguir encomenda: tudo o que precisa de saber
Saiba como controlar o percurso das suas encomendas

CTT: seguir encomenda – é esta a funcionalidade que deve procurar quando quiser acompanhar o percurso daquilo que envia ou recebe.

É sabido que as transportadoras privadas utilizam, normalmente, serviços que possibilitam o seguimento em tempo real, visto todas as encomendas terem um código para tal função. Mas, agora, também os Correios de Portugal oferecem possibilidades muito semelhantes e que podem compensá-lo tanto pessoal, como profissionalmente, na utilização dos serviços de correio nacionais.

Tenha em atenção as nossas sugestões para usufruir desta ferramenta.

CTT: seguir encomenda


Antes de tudo, para seguir uma encomenda precisa de um código para o fazer, o chamado número de tracking ou seguimento. Para garantir que tem este número composto por 9 algarismos e dois conjuntos de letras a ladeá-los, tem de fazer esse pedido no envio. Os conjuntos de letras representam a origem e destino da encomenda.

Quando faz uma encomenda – realizada online, por exemplo -, esse número pode ser-lhe disponibilizado, ou não. Se possível, peça-o para ter uma garantia no controlo do envio. Estes códigos estão nas guias de transporte/talões de envio.

Pode inseri-lo diretamente no tracker do site dos CTT, ou usar uma das muitas aplicações para smartphone que auxiliam nesta tarefa.

Para fazer o envio de uma encomenda por fazê-lo pessoalmente nos postos dos CTT e, nesse momento, pedir o seguimento da mesma, recebendo o código para si e para o destinatário.

ctt: seguir encomenda

Tipologia de envios onde está incluído o código para seguir a encomenda:

  • Expresso – envios mais rápidos;
  • Encomendas;
  • Correio Azul Internacional;
  • Correio Registado Nacional.

Serviços ligados ao seguimento de encomendas

CTT e-segueeste serviço permite-lhe selecionar a data, hora e local da entrega, assim como fazer alterações, se assim o pretender. Pode, até, alterar o nome do destinatário e alargar o prazo de levantamento. As alterações podem ser feitas no site.

Click&Ship – este serviço, inserido no CTT e-segue, começa por permitir uma simulação dos custos de envio de uma encomenda para o território nacional e/ou para o estrangeiro. A simulação pode concretizar-se em algo concreto. Pode preencher os dados de envio, fazer o pagamento e imprimir a guia de transporte. Ao preencher os dados de envio, seleciona o ponto de recolha da encomenda, que pode ser em casa, facilitando assim o processo e evitando perdas de tempo nos postos de correios.

Seguir uma encomenda: locais e horários para levantamento

Atualmente, além de receber encomendas em postos e Lojas CTT, também pode pedir que o envio seja entregue em lojas Phone House ou Agentes Payshop. Em grande parte das localidades nacionais, os postos encerram às 18 horas, sendo que as restantes possibilidades podem ser mais convenientes e flexíveis. Esta escolha é feita no momento da encomenda online.

Veja também: