Cuidado com o cartão de crédito no estrangeiro

Antes de viajar, verifique quais as formas mais económicas de efectuar pagamentos no país de destino. Há formas mais económicas do que outras.

Cuidado com o cartão de crédito no estrangeiro
Dicas para uma utilização eficaz do cartão de crédito em viagem

Alguns conselhos sobre quais as formas mais vantajosas de efectuar pagamentos no estrangeiro e o cartão de crédito não é a melhor opção. Evite despesas desnecessárias e siga estes conselhos.

Em primeiro lugar, é preciso saber para onde vai viajar.

 

Utilização do cartão de crédito na zona Euro

É exactamente igual a estar em Portugal, pode optar por levar dinheiro consigo, ou levantar lá quer com cartão de crédito como de débito, uma vez que não é cobrada qualquer comissão.

 

Fora da zona Euro

Evite o uso dos cartões pois estão sujeitos a comissões. Ao fazer pagamentos em estabelecimentos comerciais é cobrada uma taxa que ronda os 1,7%.

Fazer levantamentos no Multibanco está sujeito a uma comissão que ronda os 2,5€, à qual acresce uma taxa de 0,33% sobre a transacção, mais o imposto de selo. 

 

Antes de viajar

O ideal é calcular as despesas que vai ter e de acordo com essa estimativa então comprar algumas notas estrangeiras no seu banco ou agências de câmbio, onde a troca de dinheiro fica mais em conta.

No entanto, o leitor pode dizer que não é apologista de andar com muito dinheiro ou então não sabe quanto vai gastar, esta solução para si não é viável.

 

Em viagem

Nesse caso, pode levantar dinheiro numa caixa Multibanco, de preferência com o cartão de débito, o qual tem menos custos associados, sendo que o aconselhável é levantar logo uma boa quantia, do que fazer pequenos levantamentos para que não lhe sejam debitadas sucessivas taxas, comissões e impostos, etc.

 

Se lhe sobrar algum dinheiro, saiba que pode sempre trocar no seu banco ou em agências de câmbio, no entanto, tendo em conta as elevadas taxas de câmbio cobradas, este é um mau negócio, pois vai perder dinheiro.

Mais vale usufruir e gastar em souvenirs, ou num jantar num restaurante mais sofisticado ou até para ir às compras. Ou então, porque não guardar para a sua próxima visita?

 

Veja também: