5 Cuidados a ter ao conduzir na neve

Quando for conduzir na neve, precisa de ter alguns cuidados extra. Sabe que cuidados precisa de ter?

5 Cuidados a ter ao conduzir na neve
Não tenha um acidente este inverno

Conduzir na neve pode ser um verdadeiro perigo. Quando o piso não está completamente seco, as coisas ficam difíceis, mas quando está cheio de neve e de gelo, as coisas ficam muito piores. Durante o inverno, a condução defensiva é um desafio duro que todos os condutores enfrentam.
 

5 Cuidados para não ter um acidente no inverno

 

1. Certifique-se de que  o carro está em condições

Antes de dar à chave, é importar ver se o carro está em boas condições. Com o carro não se pode brincar na neve, e é muito importante certificar-se de que está tudo em ordem. É de salientar a pressão dos pneus, o combustível, e o caminho a percorrer.

Tire a neve toda do carro caso este tenha alguma, incluindo da parte de cima – a neve pode cair e impedi-lo de ver. Caso necessário utilize correntes de neve nos pneus.

Veja também como preparar o carro para o inverno.

  Proteja o seu carro contra todos os riscos antes de se aventurar em estradas de neve

2. Ligue os médios

Mesmo que seja de dia, mesmo que pense que não vai ajudar em nada. Quando conduzir na neve, ligue os médios para os outros condutores o verem com mais facilidade. Não é por ligar os médios que vai ficar sem bateria, mas é por ligar os médios que pode impedir um acidente.

 

3. Conduza devagar e mantenha a distância

Tal como fazemos quando está a chover, quando estamos a conduzir na neve devemos ir sempre devagar e manter uma distância de segurança redobrada. De fato, e apesar de importante fazê-lo quando chove, é ainda mais fazê-lo quando neva.

Numa estrada com gelo pode ser preciso 10 vezes mais tempo para travar o carro, logo os cuidados têm de ser muito maiores.
 


4. Não faça movimentos bruscos

Conduzir em segurança na neve envolve mais do que ir devagar e manter a distância. É essencial não fazer movimentos bruscos de modo a evitar perder o controle do carro. Sempre que travar, acelerar e virar o volante, faça-o de forma continua e leve, nunca bruscamente.

Movimentos bruscos podem fazer com que o carro se comporte de forma imprevisível, podendo ficar preso, derrapar ou pode até acontecer algo pior. Mesmo a trocar a mudança é preciso ter muito cuidado.

 

5. Prepare-se para o inesperado

Ao conduzir na neve, certamente, não estará só. Como tal, tente manter o máximo de distância possível de outros condutores, virar com o máximo de cuidado e ter atenção a todos os detalhes possíveis. Outros condutores podem não ter tomado as precauções necessárias para conduzir em segurança. E lembre-se que um seguro automóvel contra todos os riscos é outra forma de se proteger face a surpresas menos boas.


Veja também: