10 cuidados a ter com a Bimby

Como qualquer aparelho, há cuidados a ter com a Bimby para assegurar que não acontecem acidentes e que a máquina se mantém a funcionar por muito tempo.

10 cuidados a ter com a Bimby
O que não deve fazer

Um dos primeiros cuidados a ter com a Bimby passa por ler, com atenção, o manual de instruções. É um passo que a maioria das pessoas evita, seja qual for o aparelho adquirido, porém, pode salvar a sua máquina e a carteira de muitos problemas. Foi o que fizemos e listamos dez cuidados a ter com a Bimby para uma manuseamento seguro e uma vida longa da sua máquina.
 

10 dicas para usar a Bimby com segurança


Desligue sempre a Bimby

Desligue sempre a máquina antes de proceder à limpeza da Bimby, assim como nunca a deixe ficar se sem uso durante muito tempo. Este é um dos cuidados a ter com a Bimby que, não só protege a sua segurança, como a vida da máquina.

 

Instale-a no sítio certo

O posicionamento da máquina é essencial para um funcionamento eficaz e seguro. Certifique-se que coloca a Bimby numa superfície nivelada, sólida, limpa, e anti-aquecimento.

 

Cuidado com a água

A Bimby deve ser limpa apenas com água e um pano humedecido. Tenha muito cuidado para não entrar água ou sujidade o interior, sejam resíduos líquidos ou sólidos. Saiba aqui como lavar a sua Bimby corretamente. 

 

Verifique-a regularmente

Um dos cuidados a ter com a Bimby passa por uma verificação regular do copo, acessórios e cabos para detetar possíveis danos que podem comprometer a sua segurança ou funcionamento da máquina. Tenha especial atenção ao vedante do copo mas não o retire porque o pode danificar de forma irreversível. Confirme se todas as ranhuras estão desobstruídas para evitar saídas descontroladas de vapor.

 

Perigo de corte

As lâminas da máquina são muito afiadas, por isso, para a colocar ou retirar do copo nunca toque nas pás, segurando sempre pela parte superior.
 


Perigo de queimadura

Se a Bimby estiver a trabalhar, nunca coloque as mãos na abertura nem no copo porque o perigo de queimadura é real. Tampouco exceda a capacidade da máquina, tanto no copo como na varoma, respeite as marcas de graduação. Use sempre as pegas, tanto do copo como da varoma.

 

Cuidado com as funções

A função turbo não deve ser usada se estiver a preparar alimentos quentes, ou seja, acima dos 60 graus. Também não aumente rapidamente a velocidade, especialmente se os alimentos não foram aquecidos na Bimby. Ao usar a função varoma, faça-o apenas em velocidades baixas (inferior a 6).
 


Respeite os acessórios

Não force a abertura da tampa do copo. Apenas abra o copo quando a velocidade não estiver em funcionamento, ou seja, no zero, e o mecanismo de bloqueio da tampa estiver desbloqueado. Tenho o copo medida sempre a tapar abertura quando estiver a preparar alimentos quentes, para evitar salpicos e queimaduras.
 


Apenas material Vorwerk

Por razões óbvias, use apenas os utensílios e acessórios originais, da respetiva geração adquirida, fornecidos com a Bimby. Estes foram desenhados especificamente para a sua máquina, quaisquer outros podem provocar acidentes. 
 


Reparação

Por fim, independentemente da avaria ou dano na Bimby, esta deve ser reparada apenas pelo serviço técnico da Vorwerk. Se não o fizer, não só perde a garantia, como, se a reparação for mal feita, pode resultar em graves riscos para o utilizador e para o próprio equipamento. Saiba mais sobre os erros que podem ocorrer na Bimby.

Veja também: