3 cuidados a ter com o crédito online

Quer pedir crédito online e tem receio? Conheça três alertas que podem fazer a diferença quando pedir crédito pela internet

3 cuidados a ter com o crédito online
Os últimos anos têm trazido más experiências a muitas pessoas que procuram por crédito online.

Quer evitar uma burla? Quer evitar gastar dinheiro por um pedido de crédito online que nunca será aprovado? Os últimos anos foram marcados por grandes dificuldades das famílias portuguesas em ter acesso ao crédito. Na prática, o excesso de endividamento, a elevada taxa de desemprego e a crise económica levaram os bancos a "fechar a torneira" do crédito.

Neste contexto, as famílias tiveram de procurar alternativas... sendo muitas vezes confrontadas com más experiências e mesmo com situações de burla com pedidos de crédito online. Para melhorar a sua experiência na procura de crédito online trazemos-lhe alguns conselhos.


Os 3 principais cuidados a ter com o seu pedido de crédito online


1. Consulte o seu mapa de responsabilidades:

O primeiro cuidado que terá de ter com o seu pedido de crédito online consiste na leitura atenta ao seu mapa de responsabilidades de crédito, vulgarmente conhecido como lista negra do banco de Portugal.
As instituições financeiras procuram conceder crédito a pessoas que não tenham qualquer incidente reportado no mapa. Com incidente queremos dizer:
  • Incumprimento;
  • Renegociado;
  • Vencido;
  • Em litígio;
  • Abatido ao ativo.

Se o seu mapa (ou o do seu cônjuge) tiver a referência a alguns destes termos saiba que nenhuma instituição de crédito lhe irá conceder crédito. Esta realidade é uma imposição legal e acredite que as instituições de crédito estão muito mais rigorosas neste contexto. E isto é uma verdade mesmo que existam empresas que digam o contrário!


2. Não pague comissões iniciais:

Um segundo alerta a ter em consideração consiste no pagamento dos serviços dos consultores financeiros. Os consultores mais conceituados e de maior confiança são aqueles que só cobram pelo seu serviço em caso de sucesso. Nesta situação, os interesses da consultora estão alinhados com os interesses dos seus clientes. Só recebem se conseguirem ter sucesso.

Infelizmente, várias são as consultoras que cobram valores adiantados sem garantia de sucesso, valores que podem rondar os €90 ou mesmo €120.

De notar também que as consultoras menos sérias falam da possibilidade de pré-aprovação do seu pedido, situação que as leva a justificar um pedido de comissão. Saiba que as consultoras não têm qualquer poder para aprovar ou desaprovar o seu pedido de crédito. Apenas as instituições financeiras têm a possibilidade de fazer pré-aprovações.


3. Estude o contrato:

Um último ponto para a sua análise consiste no estudo do contrato que assina com a consultora financeira. Leia o contrato com cautela. Estude as várias clausulas e esteja atento à morada e aos contactos da consultora. Poderá constatar que a morada da consultora é um apartado ou mesmo uma morada inexistente (basta uma pesquisa na internet).

Uma última sugestão passa por pesquisar na internet por queixas ou reclamações. Existem diversos portais para o efeito. Irá constatar que as marcas menos sérias são referidas por diversas vezes nestes portais.


Veja também: