5 cuidados a ter na compra de imóveis

Se está a ponderar investir na compra de uma casa, saiba quais os cuidados a ter na compra de imóveis.

5 cuidados a ter na compra de imóveis
Acautele-se para evitar problemas no futuro.

A compra de habitação própria é para muitos um objetivo e, simultaneamente, um dos maiores investimentos ao longo da vida, por isso, há cuidados a ter na compra de imóveis, até porque, a maioria dos portugueses necessita de recorrer ao crédito para concretizar esse objetivo.

Ainda que, nos últimos anos, o acesso ao crédito à habitação tenha retomado alguma da sua vitalidade (altamente afetada no início da crise), é importante conhecer os cuidados a ter na compra de imóveis para que o sonho de ter casa própria não se torne num problema. 
 

5 Cuidados imprescindíveis a ter na compra de imóveis

 

1. Pondere cuidadosamente a localização da habitação

A distância da casa ao local de trabalho ou do acesso aos transportes públicos (se aplicável), bem como a distância para a habitação dos familiares, por exemplo, deve entrar na equação antes da compra de um imóvel. A facilidade de uma posterior revenda e/ou arrendamento também deve ser considerada.

 

2. Tenha atenção à qualidade da construção

Para evitar dissabores no futuro, dê especial atenção à qualidade da construçãoÉ verdade que tem uma garantia de cinco anos nos defeitos de construção, mas não descure pormenores como o isolamento (térmico e acústico), a disposição da luz solar em relação à casa e os acabamentos interiores, por exemplo.

 

3. Não se esqueça das despesas iniciais

Há despesas iniciais e formais no momento da compra do imóvel e da contratualização do crédito à habitação. Pagar uma casa ao banco não se resume à mensalidade. É importante possuir algumas poupanças para o pagamento de despesas como: sinal (atualmente é fulcral para conseguir o crédito), avaliação do imóvel e outras despesas processuais relacionadas com a contratação de um crédito bancários, emolumentos notariais da escritura, taxas de registo na conservatória do registo predial, impostos, etc.

 

4. Pesquise diferentes ofertas de crédito à habitação

Contacte vários bancos e não se limite à avaliação dos spreads oferecidos em cada um deles. Um dos principais cuidados a ter na compra de imóveis está relacionado com a contratualização do empréstimo. Neste âmbito, os erros mais comuns passam por comparar apenas duas ofertas de crédito à habitação e cingir-se à avaliação das taxas de spread, quando o indicador mais fiável é a Taxa Anual Efetiva — TAE.

 

5. Acautele o seguro de vida

Lembre-se que, juntamente com o crédito à habitação, terá de subscrever um seguro de vida e um seguro multiriscos-habitação. Considere mais este custo que poderá, ou não, estar associado ao crédito à habitação.

Para além destas dicas indispensáveis, a procura de casa pode ser facilitada se a fizer no sítio certo. Dê um salto ao IMOVIRTUAL e encontre rapidamente e sem complicações o imóvel com que sempre sonhou, ao melhor preço.
Visite casas para compra e venda sem sair do sofá >>

Veja também: