7 cuidados a ter na gravidez

Conheça ou relembre alguns cuidados a ter na gravidez e zele pela sua saúde e pela do bebé (ou bebés) que aí vêm.

7 cuidados a ter na gravidez
Cuide-se, pela sua saúde e pela do bebé

A gravidez é uma situação normal e geralmente bela e única, mas exige uma atenção e cuidados especiais para zelar pela sua saúde e pela do bebé (ou bebés, se estiverem gémeos a caminho).

Considerar as recomendações médicas e os cuidados a ter na gravidez contribuirá para uma gestação mais tranquila que com certeza aumentará as  hipóteses de ter um bebé igualmente tranquilo e saudável.

7 cuidados a ter na gravidez

1. Frequentar com regularidade as consultas de vigilância

consulta

Só desta forma poderá acompanhar o crescimento do bebé e saber com tempo se há alguma situação anómala com a sua saúde ou a do bebé, facilitando, assim, a sua resolução.

Durante as consultas de vigilância da gravidez faça todas as perguntas, não fique com dúvidas ou com vergonha. Pense na sua saúde e na do seu bebé (ou bebés) em primeiro lugar.

2. Alimentar-se bem e seguir alguns conselhos alimentares

alimentação

Uma alimentação equilibrada e variada, rica em legumes e frutas, hidratos de carbono (preferencialmente integrais), proteínas (peixe, carne, ovos, etc.), etc., garantirá os nutrientes essenciais para se manter saudável e providenciar o desenvolvimento do bebé.

Deve ainda seguir alguns conselhos alimentares, como, por exemplo, evitar certos alimentos que podem representar risco para o bebé se estiverem contaminados. São disso exemplo: queijos frescos, carne e peixe crus ou mal cozinhados, frutas e legumes mal lavados.

3. Não fumar nem beber bebidas alcoólicas

vinho

São conhecidos os efeitos nocivos na saúde da mãe e do bebé face à ingestão de bebidas alcoólicas e do hábito de fumar. Por isso, se quer melhorar a sua saúde e a do seu bebé, deve eliminar estes dois elementos pelo menos durante a gravidez e a amamentação.

4. Consultar o médico antes de tomar qualquer medicamento

medicamentos

Se necessário for, há medicamentos essenciais para resolver certas situações e que não farão mal ao seu bebé. Há até aqueles totalmente indicados, como o ácido fólico ou um complexo vitamínico e mineral.

No entanto, também os há que podem ser prejudiciais. Por essa razão, não deve tomar qualquer medicamento, mesmo os que utiliza(va) habitualmente sem consultar a equipa de saúde que vigia a sua gravidez.

5. Exercitar-se adequada e regularmente

exercicio

A sua serenidade e bem-estar serão também os do bebé, por isso, e sempre com a devida autorização e acompanhamento médicos (porque há gravidezes em que a prática de desporto é desaconselhada), exercite-se, seja através de caminhada, natação, de outro desporto que pratique habitualmente e que não coloque em risco a gravidez.

6. Relaxar, respirar fundo e ter pensamentos positivos

gravida

Escute o seu corpo, em determinadas fases da gravidez vai sentir mais sono ou mais cansaço. É importante reconhecer os sinais e respeitá-los.

Aprender a relaxar, a respirar fundo e a controlar a respiração são também aliados para enfrentar os dias ou momentos em que a ansiedade chega, independentemente do motivo.

Pense positivo, sorria, ouça música, passeie à beira mar ou num local aprazível, pinte, escreva, faça algo que lhe traga prazer e serenidade. Acredite, o seu bebé vai sentir o seu estado de espírito, por isso importa que ele seja bom e calmo.

7. Namorar muito e preparar a chegada do bebé atempadamente

bebe

Pois é, esta viagem será mais serena se partilhada e vivida com carinho. Pai e mãe têm receios, dúvidas e papéis importantes, por isso convém que se apoiem e conversem sobre a gravidez e o novo membro da família, bem como que preparem atempadamente a sua chegada.

O pai tem, sem dúvida, um papel primordial no acompanhamento durante a gravidez, mas ainda mais com a chegada do bebé (na ajuda à mãe e no cuidado e vínculo emocional com o bebé).

Há realmente cuidados a ter na gravidez que não deve descurar para ajudar a que tudo corra bem. São, sem dúvida, momentos únicos… essa viagem do desenvolvimento e nascimento de um novo ser.

Veja também: