Cuidados a ter para evitar acidentes

Prevenção é a chave para evitar acidentes. Veja a nossa lista de afazeres e coisas a evitar para ficar longe dos sinistros.

Cuidados a ter para evitar acidentes
Há uns cuidados a tomar antes de conduzir e outros durante a condução

Para quem conduz nas estradas é inevitável o convívio com outras pessoas - condutores, peões, ciclistas - e as distrações não têm fim. Quando nos cruzamos com acidentes o trânsito é interminável, muitas vezes porque se abranda em demasia para ver o que aconteceu, o que provoca, por vezes, outro acidente. Acidente, porque raras são as vezes em que propositadamente nos vemos envolvidos num embate.
 
Para evitar os acidentes há muitas coisas que podemos fazer, entre elas estão atitudes que pode ter enquanto conduz, outras deve tê-las antes de entrar no seu carro para conduzir. De qualquer uma das formas a prevenção é a palavra chave.
 

Cuidados a ter antes de conduzir

Há algumas atitudes que pode ter de forma a prevenir acidentes mesmo antes de entrar no automóvel, entre elas estão:
 
Este tipo de atitudes a ter pode ter um papel crucial. As questões do álcool e do sono são óbvias, desta forma, vamos abordar um pouco o tema da condição dos pneus, isto é, se a pressão for muito baixa ou demasiado alta e/ou o piso dos pneumáticos estiver em más condições a distância de travagem aumenta, colocando-o numa posição mais vulnerável.
 

Veja também: 5 dicas para praticar uma condução segura
 

Cuidados a ter quando conduz

Contudo, é quando já está a conduzir que deve ter mais atenção pois, nesta fase, um erro pode ser a "morte do artista". Pequenos pormenores podem fazer a diferença, tal como:
  • não utilizar o telemóvel;
  • colocar duas mãos no volante - imagine que aquele círculo é um relógio e conduza às 10:10h ou 9:15
  • ter o para-brisas desembaciado, pode evitar um atropelamento. Utilizar produtos que evitem o embaciamento ou então perca um pouco de tempo e desembacie totalmente o vidro antes de arrancar;
  • manter uma distância de segurança em relação ao veículo da frente;
 
Segurar bem o volante tem um papel decisivo caso seja necessário evitar um obstáculo, permitindo reagir mais rápido, também ao manter uma distância segura do veículo da frente dá-lhe mais tempo para reagir e evitar um acidente. Saiba que esta distância aumenta se a velocidade aumentar. A regra dos dois segundos é vital: conte dois segundos e nesse momento deverá estar no local onde estava o veículo à sua frente no momento em que começou a contagem.
 
Veja também: