4 cuidados a ter ao comprar um jipe usado

Se pretende comprar um jipe usado, há certos cuidados que deve ter para poder ficar satisfeito com a compra, em vez de arrependido.

4 cuidados a ter ao comprar um jipe usado
Saiba como evitar maus negócios

Os jipes são veículos duradouros e fiáveis que, por norma, estão prontos para o que der e vier. São feitos para circularem em praticamente todo o tipo de terrenos, e quando vamos comprar um usado não sabemos se este foi bem tratado, ou se o levaram até ao limite no meio de montanhas. Há certos cuidados a ter ao comprar um jipe usado para que possamos fazer um bom negócio.
 

4 cuidados para evitar maus negócios com jipes


1. Analise os preços de vários locais

Ao comprar um jipe usado, ou qualquer outro tipo de veículo usado, pode encontrar preços significativamente diferentes à medida que vai procurando o veículo ideal para si. Deve avaliar sempre o preço de acordo com o estado em que está o carro, da oferta que lhe está a ser feita e de acordo com o mercado. 

Não se deve esquecer de que tem sempre a possibilidade de regatear o preço, e deve sempre aproveitar-se disso! Vale a pena passar várias horas a negociar, se no final conseguir poupar umas centenas de euros.

 

2. Verifique o estado do jipe

Como há jipes que não são nada bem tratados é extremamente importante verificar o estado do veículo ao comprar um jipe usado. Deve analisar primeiro o veículo a nível exterior, para se certificar de que não há danos visíveis e em que condições está. Ao nível dos interiores é também preciso fazer uma análise rigorosa de tudo e mais alguma coisa, pois mesmo que detete pequenos problemas pode usá-los para regatear e poupar uns euros.

Se possível, leve consigo um profissional em quem confie, para que nada lhe escape, pois vai precisar de saber analisar bem o veículo à procura de possíveis problemas típicos em veículos feitos para andarem por todo o lado.

 

3. Faça um test drive

Não deve comprar veículos usados sem fazer um test drive, pois é nesta fase que percebe se realmente há problemas com o jipe ou se está em bom estado, além de ver se realmente gosta do veículo. Ao comprar um jipe usado, a regra também se aplica, pois há jipes que não agradam a muitos pelas mais diversas razões. Não vale a pena comprar algo de que não gosta só por ser um bom negócio.
 


4. Verifique os documentos

Depois de ver que encontrou um jipe em bom estado a excelente preço, deve dar uma vista de olhos aos documentos do veículo para se certificar que tudo bate certo. Deve confirmar os dados do DUA - Documento Único Automóvel, fazer várias perguntas gerais sobre o uso a quem o vende, e tentar obter informação acerca de onde veio o veículo, problemas que tenham sido encontrados em inspeções, e por aí fora.

Veja também: