4 cuidados a ter com escovas limpa-vidros

Com alguns cuidados, as escovas limpa-vidros podem vir a durar mais tempo, sendo também mais eficientes. Conheça as nossas dicas.

4 cuidados a ter com escovas limpa-vidros
Cuidados que promovem a sua segurança.

As escovas limpa-vidros são algo essencial no nosso carro, que muitas vezes acabamos por negligenciar até que comecem a dar problemas ou a fazer um barulho insuportável. No entanto, há certos cuidados a ter para que estas continuem a fazer o seu trabalho como deve ser e não comecem a chiar.
 

4 cuidados a ter com as escovas dos vidros

 

1. Mantenha limpos os vidros e as escovas

As escovas limpa-vidros estão no exterior do carro, e como tal passam a vida a levar com detritos em cima. Se as escovas tiverem detritos acumulados estas vão poder estar a sofrer danos ou a serem impedidas de fazerem o seu trabalho como deve ser, algo que não dá jeito em dias chuvosos. Se a sujidade estiver nos vidros, o problema é o mesmo.

Ter as escovas em mau estado e o vidro sujo pode facilitar um acidente, se o condutor não conseguir ver nitidamente a estrada.

 

2. Troque as escovas regularmente

Por serem tão importantes quando estamos a conduzir em certas condições, é importante ter sempre a certeza que as escovas limpa-vidros estão em excelente estado. Com o tempo, e devido a agentes como o sol, detritos, e óleos, as escovas acabam por precisar de ser substituídas. Deve fazê-lo a cada 18 meses, ou sempre que vir que já não estão em bom estado.

Para analisar o estado das escovas, confira se dão pequenos saltos quando as põe a trabalhar, se não limpam devidamente os vidros, ou se existem pequenas falhas no fio da escova.

 

3. Não as use com neve acumulada

Há muitos automobilistas que chegam ao carro de manhã e, assim que vêm que têm neve em cima dos vidros, usam as escovas para tratarem do problema. Isto não se deve fazer, pois o peso da neve pode fazer com que estas fiquem deformadas, o que acabará por metê-lo em problemas com a sua carteira.

 

4. Evite usar as escovas a seco

Se tiver algo no para-brisas que o obrigue a usar as escovas limpa-vidros, faça-o sempre com a ajuda do líquido limpa-vidros. Se usar as escovas a seco, existe a possibilidade de fazer com que o detrito as danifique.  Por outro lado, usar as escovas em vidros com cera em cima poderá impedir que estas sejam eficientes.

Evite, também, usar água como líquido limpa-vidros, pois além de não ser a opção mais eficiente existe a possibilidade de acumular calcário.


Veja também: