7 cuidados com o carro no verão que deve cumprir

Quer saber quais são os cuidados com o carro no verão que tem mesmo de ter? Nós explicamos tudo.

7 cuidados com o carro no verão que deve cumprir
Siga as nossas dicas

Com a chegada do tempo quente, as idas à praia, os dias longos e as conversas nas esplanadas até altas horas (sempre bem acompanhadas de uma bebida fresca) passam a fazer parte da rotina. Mas não se esqueça que é necessário que redobre os cuidados com o carro no verão.

Siga as nossas dicas e evite “escaldões” na sua carteira. Usufrua do bom tempo sem sacrificar a qualidade e tempo de vida do seu automóvel.

7 cuidados com o carro no verão que deve cumprir

1. Preste atenção à pressão dos pneus

Com o aumento das temperaturas, a pressão dos pneus pode sair afetada. Confira os valores e evite viajar com pneus gastos ou desalinhados.

2. Filtros e óleo

O óleo é fundamental para manter a boa saúde das restantes peças do carro. Durante o verão, o óleo permite evitar o sobreaquecimento do motor e, por isso, é importante que faça a respetiva substituição na altura indicada pelo fabricante (informação pode ser encontrada no manual do carro e é sempre facultada na oficina onde é feita a troca do óleo e dos respetivos filtros).

3. Esteja atento ao motor

motor

Durante o verão é fundamental que o motor não sobreaqueça. Para tal, esteja atento às condições das mangueiras e cintas que fazem a ligação à bomba de refrigeração do radiador – procure por fendas ou fugas que possam provocar o aquecimento do radiador.

4. Limpe a bateria

Mais um dos cuidados com o carro no verão que é fundamental. As temperaturas elevadas podem originar sobre carregamento e até mesmo evaporação do fluído da bateria e, por isso, a limpeza desta peça é muito importante.

5. Substitua os limpa para-brisas

O inverno desgasta bastante os limpa para-brisas. Com a chegada do tempo quente, se assim se justificar, faça a substituição destas peças (a areia e as poeiras da época quente também danificam estes componentes – é sempre recomendável fazer uma nova revisão aos limpa para-brisas no final do verão).

6. Verifique o nível da água

Tenha sempre água consigo no carro. Assim como o ser humano, o carro também necessita de mais água durante as alturas de maior calor. Evite surpresas desagradáveis e esteja sempre atento aos níveis de água.

7. Confira o ar condicionado

ac

Verifique se o ar condicionado do seu automóvel funciona corretamente: em caso de avaria, procure ajuda especializada e evite ter de fazer longas viagens na companhia das altas temperaturas do verão.

Agora que já conhece a nossa lista de cuidados com o carro no verão não se esqueça de fazer as revisões necessárias para ter sempre boas viagens.

Veja também: