7 cuidados com o carro que tem mesmo que ter

Aprenda alguns cuidados com o carro que deve manter para que ele se conserve como novo por mais tempo.

7 cuidados com o carro que tem mesmo que ter
Algumas boas práticas que ajudam na manutenção do carro

Nem sempre existe orçamento para trocar de carro, por isso o melhor é manter o seu veículo em condições para que dure por mais alguns anos. Fique de olho na manutenção para não transformar o carro dos seus sonhos numa dor de cabeça constante. Existem alguns cuidados com o carro que deve ter, mesmo que este ainda seja novo.

Para começar – e isso é o básico – não negligencie as revisões periódicas e sempre que haja peças desgastadas proceda à troca. Por norma, estas peças são mudadas nas manutenções preventivas que ocorrem uma ou duas vezes por ano, mas existem alguns cuidados com o carro que podem ser realizados quase diariamente para deixar a sua viatura sempre em ordem.

7 cuidados a ter com o carro todos os dias

1. Pintura

É claro que a pintura é o cartão de visita de qualquer veículo. Um carro sem riscos chama a atenção por onde passa, e se mais tarde quiser vendê-lo, isso vai contar a seu favor. A manutenção diária da pintura consiste em ficar de olho no aparecimento de possíveis riscos e remover as poeiras acumuladas durante o dia.

Por exemplo, evitar estacionar debaixo de uma árvore em que as flores mancham a pintura, ou num local frequentado por muitos pássaros. Neste último caso, fique a saber que os dejetos desses animais têm amônia, substância que corrói a pintura e até pode tirar parte da cor caso fique muito tempo em contato com a pintura.

Para remover a sujidade, basta um pano molhado com água. Nunca esfregue a pintura com nada áspero, pois isso tira o brilho e pode danificar as camadas da tinta.

2. Secar o carro

Um dos cuidados com o carro que não deve descurar é secá-lo bem depois de o lavar, e até polir o carro. Se o automóvel ficar molhado e cheio de gotas irá deixar manchas, principalmente se o carro secar ao sol. Para secar o veículo, deve usar sempre panos secos, limpos e macios. Já agora, quando for lavar o carro, faça-o longe dos raios solares.

3. Limpeza de bancos e tapetes

Para manter o seu carro sempre limpo não basta apenas lavá-lo com frequência, pois o interior do veículo pode ficar tão sujo quanto o exterior. Por exemplo, os bancos precisam de ser limpos de tempos a tempos. Se forem de pele sintética, o ideal é que seja feita uma hidratação a cada três meses. Já para os bancos de pele animal, o procedimento deve ser feito todos os anos.

Além disso, deve evitar o consumo de alimentos (os gordurosos deixam um cheiro forte e podem deixar manchas nos estofos) e não fumar dentro do veículo. E não se esqueça que os tapetes também precisam de ser limpos com frequência. Basta água e sabão para limpar os tapetes de borracha. Se forem tapetes tipo carpete deve utilizar uma escova húmida.

4. Painel a brilhar

Existem alguns cuidados com o carro que podem ser realizados todos os dias para que o veículo mantenha sempre o aspeto de novo e não desvalorize ainda mais. Um deles é cuidar do interior do carro, removendo o lixo e utilizando produtos que removam odores indesejados e manchas no painel.

Uma vez por semana deve limpar as partes plásticas do painel, com um pano húmido embebido num produto apropriado. Se quiser ter estes cuidados com o carro todos os dias deve optar por uma flanela húmida, pois o excesso de produtos pode ser desgastante para os materiais, como plásticos e madeiras.

5. Vidros sem manchas

Os vidros são sensíveis e podem riscar com muita facilidade. Para evitar os riscos deve observar regularmente como estão as escovas dos limpa pára-brisas. Se os seus limpa pára-brisas estiverem com a borracha ressequida podem riscar o vidro após algumas passadas. Para limpar os vidros recorra a produtos específicos que tiram manchas. Limpe-os sempre por dentro e por fora, mas não se esqueça que a parte interna dos vidros requer cuidados e produtos diferentes daqueles usados no exterior.

6. Verifique os sistemas internos

Depois dos cuidados com o carro na parte exterior e interior que deixam o carro mais bonito, é importante criar alguns hábitos que ajudam na conservação do veículo e conseguem manter a segurança do carro. Por exemplo não se esqueça de verificar os níveis do óleo e água.

7. Chassi e suspensão devem ser limpos

Apesar de nos esquecermos que o carro tem uma parte de baixo, acredite que esta também merece a sua atenção. Por baixo do carro, acumula-se muita sujidade, o que pode levar ao desgaste excessivo de algumas peças. Se têm um SUV e costuma ir para o campo, limpe sempre o seu carro depois de enfrentar estradas de terra batida. Os óleos e querosene dão brilho às peças, mas desgastam as borrachas, o que pode originar acidentes.

Veja também: