Publicidade:

Cuidados com o fígado: 6 hábitos alimentares que deve evitar

Saiba quais são cuidados que deve ter para um fígado mais saudável.

Cuidados com o fígado: 6 hábitos alimentares que deve evitar
6 itens que deve evitar

O fígado, segundo maior órgão do corpo humano, é também um dos mais complexos, pois exerce atividades fundamentais para que os outros sistemas possam funcionar corretamente.

É o responsável por transformar as substâncias dos alimentos ingeridos em proteínas, gorduras e hidratos de carbono, além de armazenar e decompor o açúcar presente no sangue. Outra das funções principais do fígado é a decomposição das substâncias tóxicas absorvidas pelo intestino ou produzidas em qualquer parte do organismo.

Por este trabalho tão importante, o órgão merece uma atenção especial e tendo isto em conta, reunimos uma lista do que pode danificar seriamente o fígado.

O que pode danificar o seu fígado?

Açúcar

sugar

O açúcar não faz mal apenas aos dentes. É também um vilão para o fígado, que utiliza um tipo específico de açúcar para produzir gordura: a frutose. O açúcar refinado e os seus derivados podem acumular-se no órgão e deixá-lo doente. Estudos médicos comprovam que os açúcares podem ser piores do que o álcool para o fígado, ainda que a pessoa não esteja acima do peso. Por isso, de nada adianta evitar as bebidas alcoólicas se comer muitos doces, chocolates e refrigerantes.

Suplementos naturais

herbal

Ainda que o rótulo diga que o suplemento é natural, este pode nem sempre ser uma boa escolha. Determinados compostos naturais podem sobrecarregar o fígado e até mesmo evitar que ele funcione da maneira adequada, o que pode levar a doenças como hepatites e falência do órgão. Nunca deixe de pedir a opinião do seu médico antes de consumir qualquer tipo de suplementação.

Quilos a mais

fat

A gordura em excesso no corpo pode não conseguir ser filtrada adequadamente pelo fígado e ficar acumulada dentro dele. A consequência desta acumulação é um fígado sobrecarregado com gordura não-alcoólica, que pode inchar até duas vezes o seu tamanho natural e provocar uma cirrose. O melhor remédio para evitar esta situação é uma dieta saudável e a prática de atividade física.

Vitamina A em excesso

suplement

O corpo precisa de vitamina A, e consumi-la na forma de frutas e vegetais frescos, principalmente os de cor vermelha, amarela e laranja, é ótimo para o organismo. No entanto, muitos suplementos médicos possuem uma alta dose de vitamina A e isso pode sobrecarregar o funcionamento adequado do fígado. Consulte sempre o seu médico antes de adotar uma rotina de suplementos alimentares.

Acetaminofeno

pills

Presente nos analgésicos, o acetaminofeno, ou paracetamol, é livre de risco quando consumido de forma moderada. Fármacos deste género, quando ingeridos em excesso ou com muita frequência, podem causar sérios danos ao fígado, como uma intoxicação que o órgão não consegue filtrar.

Gordura trans

fast

A gordura trans é uma gordura criada pelo ser humano e está presente em muitos alimentos industrializados ou feitos em grande quantidade. Mesmo que os pacotes aleguem a ausência deste tipo de gordura, ainda assim é possível que exista uma pequena quantidade e esta pequena quantidade também é prejudicial para o fígado.

Bebidas alcoólicas

wine

Não é uma notícia surpreendente que as bebidas alcoólicas fazem muito mal ao fígado. No entanto, é fácil extrapolar a dose diária. De uma forma geral, a quantidade ideal de álcool a ser ingerido não deve passar disto: 1 bebida por dia para as mulheres e 2 bebidas por dia para os homens.

Veja também: