PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

8 cuidados com tatuagem: antes e depois

Se passou muito tempo a escolher ou mesmo que tenha sido por impulso, quer que a tatuagem fique perfeita. Conheça todos os cuidados a ter com a tatuagem.

8 cuidados com tatuagem: antes e depois
Confira as dicas para antes e depois de fazer uma tatuagem

Antes de optar por algum estúdio de tatuagem, deve procurar informar-se sobre o local. Peça opiniões a pessoas que já lá fizeram, procure saber mais sobre os locais para perceber se eles são indicados e se cumprem todas as normas de higiene e segurança.

De seguida, apresentamos uma série de cuidados com a tatuagem a ter antes e depois, para quem está a pensar fazer uma.


8 cuidados com tatuagem para uma cicratização perfeita


1. Repare no ambiente e nos materiais utilizados

O ambiente deve ser esterilizado e o profissional deve usar materiais descartáveis. Quando chegar a altura de fazer a tatuagem deve utilizar uma maca limpa, revestida por papel toalha descartável.
A limpeza da pele antes do procedimento deve ser feita com álcool, éter ou remédios do princípio ativo gluconato de clorexidina. O seu tatuador tem que usar luvas para evitar o contacto directo e a transmissão de doenças.



2. Cuide da sua pele antes da tatuagem

Antes de fazer a tatuagem a pele deve estar limpa e hidratada. Se o local onde pretende fazer tatuagem tiver pelos, deve retirá-los dois dias antes para evitar a inflamação.

Ao escolher o lugar, evite aqueles em que já há excesso de pele ou flacidez, pois a pele tem que ficar esticada para o tatuador conseguir fazer o seu trabalho de forma mais perfeita.

Relativamente à dor, os especialistas referem que os locais mais sensíveis são o rosto, mãos, pés, zona genital e mamilos. Já o dorso, braços e pernas é onde costuma doer menos.



3. Não retire o curativo antes do tempo

O curativo tem como principal função  proteger a sua tatuagem das bactérias, que podem penetrar através da pele furada e criar infecções. Deve usar o plástico que protege a pele tatuada durante o tempo recomendado, e se a zona tatuada estiver em contacto directo com a roupa, talvez seja melhor deixar o plástico por mais uns dias.
 


4. Utilize pomada até cicatrizar

Um dos principais cuidados com a tatuagem que deve ter após ter feito uma, é utilizar pomada para acelerar o processo de cicatrização, tempo que pode durar cerca de 15 dias ou mais.

Aplique a pomada três vezes ao dia depois de higienizar. Aplique uma camada fina, apenas o suficiente para hidratar a pele, sem a sufocar, pois é essencial que a pele respire.



5. Não coce

Não pense sequer em retirar a crosta que se forma por cima da tatuagem, pois isso pode abrir buracos e tirar a cor dos desenhos, mesmo que a casquinha pareça fina e superficial. Não tente tirá-las, deixe sair sozinho. É provável que isto aconteça nos primeiros tempos, entre 4 a 7 dias.

Enquanto a crosta se estiver a formar pode sentir muita coceira, mas para evitar fazê-lo, lembre-se que além de poder estragar a tatuagem pode deixar a sua pele exposta a possíveis infecções.



6. Limpe a zona tatuada de forma adequada

Nos dias que se seguem após fazer a tatuagem é importante que evite a água a todo o custo. Praia, piscina e jacuzzi estão completamente fora de questão. Nos dias seguintes a ter a sua tatuagem feita, procure limpar a zona tatuada com algodão e soro fisiológico. 



7. Não se exponha ao sol

Outro dos cuidados com a tatuagem a ter em conta é não expor a zona tatuada directamente ao sol. Depois de fazer a tatuagem mantenha-a longe da luz solar até que esteja totalmente cicatrizada.

Não aplique protetor solar enquanto o processo de cicatrização não tiver terminado, pois a tatuagem é como se fosse um corte na pele que está exposta, o protetor pode causar alergias ou infecções. Proteja a tatuagem com roupas largas.



8. Evite alimentos gordurosos

Mito ou não, aproveite este tempo para fazer uma dieta e reduzir o consumo de alimentos gordurosos. Por vezes é referido que a ingestão de alimentos gordurosos atrasa o processo de cicatrização e pode causar alergias e irritações na zona tatuada.
Recomenda-se a eliminação da sua dieta de alimentos como carne de porco, chocolates, alimentos muito gordurosos, pimentas, comida japonesa e frutos do mar.

Veja também: