Publicidade:

Passo a passo para cuidar do cabelo em casa

Encontre neste artigo algumas dicas fáceis e simples para cuidar do cabelo em casa e ter fios dignos de estrela - sem recorrer a visitas regulares ao cabeleireiro.

Passo a passo para cuidar do cabelo em casa
Cuidados básicos para uma cabeleira mais bonita

Se já segue à regra os nossos conselhos para poupar no cabeleireiro, saber como cuidar do cabelo em casa é o próximo passo. Há certos hábitos que, quando adotados diariamente, fazem maravilhas pela nossa saúde capilar e compensam, financeiramente, a médio e longo prazo.

Encontre aqui o passo a passo básico para tratar dos fios em casa, e ainda 7 dicas fáceis e simples de seguir e que são suficientes para evitar cuidados dispendiosos no cabeleireiro e, até, medidas drásticas como o – nem sempre desejado – corte.

Vamos começar?

3 passos básicos para cuidar do cabelo em casa


cuidar do cabelo em casa

  1. Lavar e hidratar;
  2. Enxaguar e pentear;
  3. Secar.

1. Lavar e hidratar

Quer a lavagem, frequência e produtos utilizados como a hidratação devem respeitar criteriosamente a sua tipologia de cabelo: é seco ou oleoso? Tem tendência a ficar oleoso na raíz mas as pontas estão constantemente secas e quebradiças?

Um diagnóstico capilar é um auxílio muito valioso no que toca à escolha de produtos para cuidar do seu cabelo em casa.

Se o seu cabelo é naturalmente seco, deve ter cuidados redobrados com a sua hidratação pois, para além do aspecto descamado, parte facilmente.

Se é tendencialmente mais oleoso isso não significa que esteja hidratado, apenas que as suas glândulas sebáceas produzem mais óleos do que o normal e por isso, tem necessidade de lavar mais vezes o cabelo. No entanto e sendo esta prática pouco aconselhada a qualquer tipo de cabelo, há soluções como o champô seco que disfarçam a oleosidade e ainda ajudam a conferir corpo e volume ao cabelo.

Dicas de lavagem:

  • Use pouca quantidade de champô. Usar muita quantidade abre os fios de cabelo, ressequindo-os.
  • Massaje com a ponta dos dedos, nunca com as unhas pois pode magoar o seu couro cabeludo.
  • Após a lavagem, passe muito bem por água. Se deixar resíduos de produto, o cabelo ficará mais rapidamente oleoso para além de que dificulta a secagem e os fios podem ficar colados e, por isso, sem volume.
  • Termine a lavagem com uma passagem por água fria pois ajuda a selar as pontas e ao mesmo tempo a dar brilho.

Dicas para a hidratação:

Usar condicionador, um creme hidratante e fazer uma máscara semanalmente, ajuda a repor a água que os fios de cabelo perdem ao longo do tempo, hidratando e evitando o indesejado efeito frizz, são das principais dicas fáceis e simples para cuidar do seu cabelo em casa. Vejamos:

  • Use condicionador em todas as lavagens, porém apenas no meio e pontas do cabelo. Aplique depois do champô e deixe atuar no mínimo 5 minutos. Passe sempre muito bem por água de forma a retirar bem o produto.
  • Faça uma hidratação com máscara capilar uma vez por semana. A máscara pode ser comprada de acordo com o seu tipo de cabelo ou ainda feita em casa, com produtos naturais. Para potenciar os efeitos da máscara e, por isso, da hidratação, pode usar o método de Hot Wrapping, que consiste em aplicar uma toalha húmida em água muito quente, para que as cutículas abram e a máscara consiga penetrar as fibras de forma mais profunda. Deixar atuar cerca de 20 minutos.

2. Enxaguar e pentear

Deixar que a toalha (sendo de algodão facilita o processo) absorva o excesso de água e nunca, nunca friccionar o cabelo para secar mais rapidamente. Isto pode fazer com o cabelo tenha um aspecto destratado, ganhe eletricidade estática e pior: parta! Lembre-se, enxaguar não friccionar!

Tome nota de três pontos essenciais quando o assunto é enxaguar e pentear o cabelo:

  • Conheça o seu cabelo: tenha um cabelo de estrela com estas dicas fáceis e simples para cuidar do seu cabelo em casa! Para isso, é fulcral conhecer o seu cabelo e como este se comporta com os diferentes tipos de tratamento de forma a ter o aspecto que mais lhe agrada!
  • Quando pentear? Se tem um cabelo ondulado ou cacheado, o mais provável é que o aspecto final, depois de seco, seja mais facilmente obtido quando os fios são penteados no banho. Isto ajuda a controlar o volume e o frisado nos cabelos fartos em caracóis, por exemplo. Por outro lado, se o seu cabelo é fino e tem pouca densidade, penteá-lo depois de enxaguar com a toalha ajudará os fios a ganhar corpo e volume.
  • Como pentear? Dependendo do tipo de cabelo, deve penteá-lo com um pente de dentes largos, sempre das pontas para a raíz, de forma a que as zonas mais difíceis sejam mais fáceis de desembaraçar. No caso dos cabelos finos, pode utilizar as famosas Tangle Tweezer (a cada 10 minutos é vendida 1 escova, no mundo inteiro), que, pela diferença de tamanho dos dentes, ajudam a escovar o cabelo sem partir.

3. Secar

Se o secador e/ou prancha são os seus melhores aliados? Então, atente que deve sempre usar um protetor térmico, pois o calor destes aparelhos é um dos maiores fatores de agressão – com efeitos, muitas vezes, irreversíveis.

Duas dicas para usar secador e prancha:

  • Nunca deixe o calor atuar por mais de 5 segundos na mesma mecha de cabelo. Se, por outro lado, precisa da prancha de alisar ou ferro de modelar, opte por uma superfície de cerâmica – pois danifica menos a fibra capilar.
  • Depois de seco, pode aplicar um sérum (à base de óleos naturais como de argan, por exemplo). Use apenas uma ou duas gotas pelas pontas e voilà.

7 aspetos a considerar para cuidar do cabelo em casa e poupar


Tudo começa pela lavagem

cuidar do cabelo em casa

Saber lavar o cabelo é o primeiro passo para o manter bonito e com bom aspeto. Pode parecer uma tarefa simples mas exige alguns cuidados:

  • Antes da lavagem, desembarace sempre os fios com uma escova (nada de pentes com dentes finos!);
  • A água deve estar morna para evitar a abertura das cutículas dos fios e, ao finalizar, deverá passar um jato de água fria por toda a cabeleira para ativar a circulação;
  • Faça uma primeira passagem com shampô, massage, retire completamente o produto e repita a aplicação.

Saiba quais são os produtos certos para o seu tipo de cabelo

É essencial perceber em que produtos deve apostar para poder tirar o máximo partido dos mesmos e para que o tratamento seja o mais adequado ao seu caso. Por exemplo, se o seu cabelo tem tendência à oleosidade não use produtos com manteiga de karité ou óleo de oliva, mais indicados para cabeleiras secas ou com caracóis e que, por isso, necessitam de uma hidratação mais profunda.

Invista na mesma linha de produtos

cuidar do cabelo em casa

Shampô, condicionador e máscara devem fazer parte da mesma gama para que consiga um efeito profissional mais facilmente. Claro que para isso deve, como referimos anteriormente, saber quais são os produtos mais indicados para o seu tipo de cabelo e necessidades específicas. Vá variando entre marcas – de 3 em 3 meses faça uma mudança.

Elemento essencial: máscara

Não descure a aplicação da máscara uma vez por semana. Ela é importantíssima para regenerar os fios, proteger e hidratar e não pode faltar quando o assunto é cuidar do cabelo em casa. Aplique-a 4 dedos abaixo da raiz por todo o comprimento, deixe atuar entre 3 a 5 minutos e retire com água abundante. Se é fã de receitas de beleza caseiras, saiba como fazer uma máscara de hidratação aqui.

Proteja o cabelo do calor com um bom protetor térmico

cuidar do cabelo em casa

Vai estar, assim, a evitar futuras idas ao cabeleireiro para reparar danos nos fios causados pelas agressões dos secadores e outros artefatos. Se não dispensa arranjar o cabelo com placa, invista num modelo em cerâmica, menos agressivo.

A alimentação também conta

Cuidar do cabelo em casa começa pelo que come. Fuja das comidas muito condimentadas e gordurosas e aposte em alimentos ricos em proteína como ovos e leite, bem como cereais integrais. Tal como a pele, também o cabelo é um espelho da nossa saúde.

Veja também: 9 alimentos saudáveis e baratos

Inspire-se no Pinterest!

Não há muitos sítios tão bons como o Pinterest para tirar ideias sobre como cuidar do cabelo em casa. Desde reviews de produtos a penteados, não deixe de ir consultando esta fonte de inspiração que lhe vai permitir estar mais bem informada sobre o mundo do cabelo. Olhe para o seu como uma peça de roupa delicada que convém manusear com cuidado para não danificar. Aposte em produtos naturais, de boa qualidade, e vai ver que as idas ao cabeleireiro para cuidar dos seus fios serão bem menos frequentes.

Veja também: