15 dicas práticas para cuidar do cabelo encaracolado

O seu cabelo é encaracolado e não sabe como cuidar dele? Neste artigo, trazemos-lhe 15 dicas que a vão ajudar a manter uns caracóis perfeitos.

15 dicas práticas para cuidar do cabelo encaracolado
Saiba como tratar dos seus caracóis

O cabelo encaracolado tem especial tendência a ficar seco e frisado e, por isso, é normal que precise de mais cuidados e hidratação. Sabemos que pode ser difícil manter os seus caracóis sempre bonitos e resolvemos dar-lhe uma ajuda. Vamos a isso?

Devido ao formato encaracolado dos fios, o cabelo aos caracóis retém a oleosidade natural da raiz, impedindo que a mesma deslize do comprimento até às pontas. Além disso, os cabelos encaracolados têm tendência a ser mais secos, volumosos, assimétricos e delicados.

Todas estas características precisam apenas de alguns cuidados especiais, como uma boa dose de hidratação, por exemplo.

Como cuidar do cabelo encaracolado: 15 dicas

1. Para desembaraçar o cabelo, use os seus dedos ou um pente em vez de uma escova. Desta forma, está a evitar quebras e a preservar a forma natural dos seus caracóis.

2. Comece sempre por pentear o cabelo de baixo, já que é muito mais fácil tirar os nós das pontas. Depois, passe para a parte de cima do cabelo.

3. Antes de entrar no chuveiro, aplique um condicionador de hidratação profunda nos fios e cubra-os com uma touca. Lave primeiro o corpo, sem mexer no cabelo. O vapor do banho irá ajudar a potencializar o efeito da hidratação.

4. Misture uma pequena quantidade de champô sem sal com bastante condicionador para fazer o seu próprio condicionador de limpeza, para uma lavagem suave e uma hidratação profunda. Aplique a mistura na parte de cima da cabeça e massaje o couro cabeludo, focando-se na raiz – a área mais oleosa. Depois passe no comprimento e pontas. A vantagem? Esta mistura não vai remover o óleo natural que protege o seu cabelo.

5. O seu cabelo é extremamente seco? Então não use champô e lave o cabelo apenas com condicionador, uma vez por semana ou quantas vezes for necessário para evitar que o seu cabelo fique armado.

6. Em vez de pentear o seu cabelo só depois de seco, aplique condicionador generosamente e penteie os fios durante o banho. Quando penteia o cabelo apenas no fim do banho, pode causar o efeito frizz.

7. Não remova todo o condicionador do cabelo durante o banho. Deixe algum produto no cabelo, para ajudar na hidratação dos seus fios.

8. Depois de lavar o seu cabelo, remova o excesso de água com uma camisa macia e não com uma toalha. Desta forma, previne o efeito frizz e evita que o cabelo fique com um aspeto mal tratado.

Ao contrário da camisa ou de tecidos suaves, as toalhas absorvem demasiada água. A maciez da peça ajudará a suavizar os seus caracóis e irá evitar que estes fiquem embaraçados.

9. Quando seu cabelo estiver muito seco, prenda-o em um coque ou um rabo de cavalo no alto da cabeça para ajudar a definir os caracóis e eliminar o efeito frisado.

10. Misture leave-in com creme de hidratação para modelar os caracóis. Passe a mistura no cabelo húmido e seque como habitualmente.

11. Aplique óleo de coco no cabelo antes de tomar banho para fazer uma hidratação profunda. Se o seu cabelo for extremamente seco, pode pode usar o óleo como um reparador de pontas.

12. Para definir os seus caracóis, faça uma mistura com água e leave-in. Passe apenas nas pontas e passe as mãos no cabelo. Este truque é ótimo para os dias em que não tem tempo de lavar o cabelo.

13. Passe um condicionador hidratante antes de prender o cabelo para fazer desporto. O calor proporcionado pelo exercício físico ajuda a hidratar o cabelo e irá proporcionar caracóis mais macios. Depois é só remover o produto no banho e lavar bem o cabelo.

14. Separe o cabelo em madeixas, torça-as e prenda antes de dormir. Ao acordar, os cabelo estará com ondas naturais e sem vestígios de frisado.

15. Se possível, evite lavar o cabelo em dias de chuva, a humidade causa o efeito frizz.

Pronta para ter os caracóis com que sempre sonhou com zero efeito frizz? Siga as nossas 15 dicas e aprenda a cuidar do cabelo encaracolado.

Veja também: