8 razões pelas quais Cumbuco, no Brasil, é um paraíso na Terra

No Brasil não faltam praias fabulosas, mas Cumbuco, no Ceará, é especial. Estas férias, descubra as razões pelas quais Cumbuco é um paraíso na Terra.

8 razões pelas quais Cumbuco, no Brasil, é um paraíso na Terra
Cumbuco é sinónimo de paraíso tropical

Fonte da imagem: Meu Ceará

Fortaleza, a capital do Ceará, é um destino que por certo lhe é familiar. E provavelmente já ouviu falar de praias como a do Forte, a do Futuro ou a de Jericoacoara. Neste artigo, no entanto, vamos falar-lhe de uma praia menos conhecida do Nordeste brasileiro, mas absolutamente imperdível: a praia de Cumbuco. Conheça as 8 razões pelas quais Cumbuco é um paraíso na Terra e não se admire se, no final, já só pense em fazer as malas e partir para férias.

8 motivos pelos quais vale a pena conhecer Cumbuco, no Brasil

Verão todo o ano

praia de Cumbuco

Fonte da imagem: tipgroup.com.uy

Cumbuco fica no estado do Ceará, em pleno Nordeste brasileiro, a apenas 35 km de Fortaleza, a capital. Isto significa que aqui é verão o ano inteiro. A temperatura média anual é de 26 graus C. Um clima tropical fabuloso, que faz com que os períodos de chuva sejam curtos. É no inverno brasileiro – ou seja, no nosso verão – que chove menos. A temperatura da água do mar nunca baixa dos 20 graus C, mas em agosto, por exemplo, é comum atingir os 27 graus, nunca baixando dos 25.

Este verão, aproveite o clima tropical do nordeste brasileiro! Reserve o seu lugar num dos programas de férias no Brasil da TopAtlântico. Ver preços

Paisagem de sonho

paisagem praia de Cumbuco

Fonte da imagem: MaxMilhas

Palmeiras, água cristalina, areais extensos resplandecentes, dunas e lagoas de cortar a respiração. A praia de Cumbuco e a paisagem em seu redor são dignos dos postais mais requisitados para ilustrar locais paradisíacos. Esta vila de pescadores encanta pela sua simplicidade, permitindo que o destaque vá todo para o trabalho operado pela mãe-natureza. Mesmo que esteja instalado em Fortaleza ou noutra região do Ceará, não deixe de visitar Cumbuco e de se maravilhar com este panorama natural incrível.

Dunas e lagoas impressionantes

duna no ceara

Em Cumbuco, a paisagem é, no geral, fantástica. No entanto, temos de destacar as suas dunas, atrás das quais se escondem bonitas lagoas, motivos mais do que suficientes para inspirar uma visita a esta pérola na costa oeste do Ceará. A maneira mais divertida de fazer um roteiro pelas dunas e lagoas é de buggy. Neste passeio, não deixe de apreciar:

  • Lagoa do Banana
  • Lagoas Parnamirim
  • Lagoas de Água Cristalina
  • Lagoa da Barra do Cauípe

Ótima localização

Praia do Futuro, Fortaleza

Praia do Futuro, em Fortaleza. Fonte da imagem: Segue Viagem

A sua localização, a apenas 35 km de Fortaleza, faz com que Cumbuco esteja perto de todos os serviços, comodidades e praias da capital do estado do Ceará, bem como de outros locais que merecem ser visitados no Nordeste, ainda que alguns exijam viagens relativamente longas, como a praia de Canoa Quebrada, de Morro Branco ou de Jericoacoara. Não deixe de conhecer a cidade mais próxima, Caucaia, que acolhe o Parque Botânico do Ceará.

Vá de férias para o Ceará com a TopAtlântico. Consultar os programas de férias no Brasil >>

Melhor praia brasileira para praticar kitesurf

Kitesurf na lagoa de Cauípe, Cumbuco

Fonte da imagem: Casa Cohiba

Para além da beleza natural do lugar, uma das fortes atrações de Cumbuco são as condições perfeitas para a prática do kitesurf. O céu azul sarapintado de ‘pipas’ (o nome dado pelos praticantes brasileiros à ‘asa’ do kite) é uma das imagens de marca de Cumbuco, considerado o melhor destino do Brasil para quem quer praticar este desporto. Todos os anos, rumam a Cumbuco milhares de fãs desta modalidade.

Atividades para todos os gostos

Passeio de buggy em Cumbuco

Fonte da imagem: praiasdefortaleza.net

Mas não é só de kitesurf que se fazem os dias em Cumbuco. Os ventos são favoráveis a outros tipos de atividades, como a vela e o windsurf. Pode ainda divertir-se com o jet ski, os passeios de jangada e outros entretenimentos aquáticos.

São também famosos os passeios emocionantes de buggy pelas dunas (caso não queira fazer disparar os níveis de adrenalina, aconselhamos que peça o passeio “sem emoção”) e a não menos radical experiência a que os locais dão o nome de “skibunda”: descer as dunas a grande velocidade sentado numa prancha.

Bom destino para foodies

gastronomia de Cumbuco

Fonte da imagem: Pousada Tapacau

Os brasileiros adoram conviver à mesa, são amantes de petiscos e de boa comida e em Cumbuco não faltam locais que confirmem esta regra. Todas as praias têm barraquinhas onde é possível comer e provar muitos dos pratos da região e não faltam restaurantes para refeições reconfortantes com sabores de outras paragens.

O peixe e o marisco da zona são bastante apreciados, e para isso, garanta uma mesa no restaurante Castanha. Se preferir carnes grelhadas, não deixe de conhecer a Churrascaria do Gaúcho. Afinal, não há paraíso sem boa comida!

Natureza em estado puro

cenário natural de Cumbuco

Fonte da imagem: O Povo

Por último, nesta lista de 8 razões pelas quais Cumbuco é um paraíso na Terra, está o facto de ainda ser uma zona pouco massificada. “Descoberta” por turistas franceses na década de 80 do século passado, ainda foge às opções mais óbvias quando se pensa em férias de praia no Brasil. Não demore a conhecer este paraíso e a usufruir da sua atmosfera despojada e genuína. Escolha ir para o Nordeste brasileiro ainda este ano e divirta-se em Cumbuco.

Com vontade de fazer as malas e partir à descoberta de Cumbuco? Consulte os programas de férias no Brasil da TopAtlântico e viaje com toda a comodidade, ao melhor preço. Ver programas

Veja também: