7 curiosidades do corpo humano

Sabia que a pele é o nosso maior órgão? Descubra esta e outras curiosidades do corpo humano.

7 curiosidades do corpo humano
Porque o nosso corpo é realmente surpreendente

O corpo humano é motivo de muita curiosidade, pois é realmente surpreendente. A começar pela conceção – como é possível que um ser seja gerado do zero dentro de outra pessoa? -, passando pelo funcionamento de todos os órgãos, até à forma como reage aos estímulos em redor. Em jeito de resposta a sete questões, damos-lhe a conhecer algumas curiosidades do corpo humano.

Curiosidades do corpo humano. Sabia que…?

A pele é o maior órgão interno do corpo?

Com o principal objetivo de proteger, regular a temperatura e dotar o ser humano do sentido tacto, a pele representa 16% do total do nosso peso e mede cerca de dois metros.

Além disso, a pele que vai morrendo e é esfoliada do nosso corpo perfaz, ao fim de 70 anos, quase 50kg. Sabia que muito do pó que paira em nossa casa deve-se a estas pelezinhas mortas?

O olho humano distingue até dez milhões de cores e tons?

Se pensava que só existem umas centenas de diferentes cores, desengane-se. Mais curioso do que a existência de todas estas cores e tonalidades é a os capacidade dos nossos olhos fazerem a distinção, mesmo sem nos apercebermos.

Eliminamos em média três litros de água por dia?

Entre suor, urina e respiração, o nosso corpo elimina diariamente três litros de água. Daí que seja extremamente importante que nos hidratemos e consigamos beber dois litros de água por dia.

hidratar

O cérebro humano pesa cerca de quatro quilos?

É verdade e, além disso, consome cerca de 25% do nosso oxigénio. O cérebro é um órgão muito complexo, que processa imensas informações e tem um sistema nervoso central que implica o gasto de muita energia. Trate-o bem.

As unhas das mãos crescem a uma velocidade quatro vezes superior às dos pés?

De certeza que já tinha verificado que tem de cortar mais vezes as unhas das mãos do que as dos pés. Pois é, esta é uma particularidade do corpo humano e não acontece por acaso. Estudos mostram que tal se deve a uma maior irrigação sanguínea nas mãos do que nos pés.

Quando nascemos temos 300 ossos, mas em idade adulta apenas 206?

Como é isto possível? “Perdemos” ossos? Não. Uma curiosidade do corpo humano é que, com o nosso desenvolvimento, alguns ossos acabam por se “fundir”. Exemplo disso são os ossos da anca: não nascemos com o famoso ilíaco, este vai-se formando ao longo do tempo.

O suor não tem cheiro?

Outra curiosidade do corpo humano é que o que provoca o tão conhecido “odor a cebola” associado ao suor não é o suor em si, mas antes as bactérias da pele que se decompõe nas secreções do suor libertado pelas glândulas sudoríparas.

Veja também: