10 curiosidades sobre animais que o vão surpreender

Sabia que a girafa é o único animal que não emite sons? Descubra esta e outras curiosidades sobre animais que o vão surpreender.

10 curiosidades sobre animais que o vão surpreender
Deixe-se surpreender com algumas curiosidades do reino animal

O mundo animal é uma autêntica “caixinha de surpresas”. Atualmente existe mais de um milhão de espécies em todo o planeta e tantas outras curiosidades sobre animais que nem sequer suspeitamos. As novas descobertas parecem ser infinitas, mas nós compilamos alguns dos factos mais bizarros do universo animal.

10 curiosidades sobre animais que não vai querer esquecer

1. Faro de formiga

Bizarro ou não, a verdade é que as formigas têm cinco narizes, cada qual com uma função concreta. Em termos numéricos, é na Austrália que se encontra o maior número de espécies de formigas: 1100 mais concretamente, o que representa de 10% de todas as variedades deste animal no planeta inteiro.

2. O silêncio das girafas

O maior mamífero do reino animal é a girafa. Esta animal tem a particularidade ser o único a não emitir qualquer tipo de som, já que não possui cordas vocais. Também pertence à girafa o coice mais forte do reino animal.

girafas

3. Chamar os golfinhos pelos nomes

Estudos científicos de uma universidade escocesa comprovam que os golfinhos são capazes de “dar nomes” uns aos outros. De acordo com o estudo da universidade de St. Andrews, os golfinhos respondem positivamente quando ouvem o seu próprio assobio, à semelhança do que acontece com o ser-humano quando escuta o seu nome.

4. Pica-pica-pica-pica-pica-pica-pau

O pica-pau, conhecido em todo o mundo pelas suas capacidades de perfuração, é capaz de dar 100 bicadas por minuto. A velocidade do impacto é capaz de atingir os 21 quilómetros por hora.

pica-pau

5. Ri-te, rato

De acordo com alguns estudos levados a cabos nos Estados Unidos, os ratos têm cócegas e são capazes de “rir”. A equipa do investigador Jaak Panskepp descobriu que, ao sentirem cócegas, os roedores emitem os mesmo sons de quando interagem com outros animais da sua espécie.

6. O leite de cabra

O leite de cabra tem mais 20 % de cálcio do que o leite de vaca. Mas não é só esta a única vantagem: tem níveis mais baixos de açúcar, provoca menos reações alérgicas e é digerido mais rapidamente (o leite de vaca demora duas horas a ser digerido enquanto o lei de cabra demora apenas 40 minutos).

7. Cães de lingua azul

Os Chow Chow e os Sharpei são as únicas raças de cães que não têm língua cor-de-rosa. A língua destes animais assume tons mais azulados e o motivo para esta condição ainda é um mistério.

chow chow

8. Leve como um panda

Originário da China, em ambiente natural, o panda pode viver até aos 20 anos. Se o panda adulto pode pesar bem mais de 100 quilos, quando nasce a história é outra: o recém-nascido é mais leve do que uma chávena de chá.

panda

9. As impressões digitais dos coalas

Se o nariz dos cães e dos gatos é a impressão digital das suas espécies, o coala desenvolveu impressões digitais idênticas às do ser humano.

10. Orcas, os “parentes” dos golfinhos

Esta bem pode ser uma das curiosidades sobre animais mais surpreendentes desta lista. Ao contrário das semelhanças, as orcas não são baleias. De acordo com os registos, as orcas são da família dos delfinídeos e, por isso, são “parentes” do golfinho.

Veja também: