10 curiosidades sobre cães que não vai querer perder

Sabia que o “melhor amigo do Homem” também tem dentes de leite? Descubra esta e outras curiosidades sobre cães que não quer (mesmo) perder.

10 curiosidades sobre cães que não vai querer perder
Descubra mais sobre cães e deixe-se surpreender

Quantas vezes não ouvimos a expressão “o cão é o melhor amigo do Homem”? Mas será que sabe tudo, ou pelo menos quase tudo, sobre um dos animais mais populares do mundo? A lista de curiosidades sobre cães é extensa e nós partilhamos algumas que o vão surpreender.

10 curiosidades sobre cães

1. Nariz para que te quero

Os cães têm um dos narizes mais potentes do reino animal. Em termos quantitativos, o nariz do ser humano tem cerca de cinco milhões de recetores para captar odores, enquanto o nariz do cão tem perto de 200 milhões.

2. Também têm dentes de leite

É verdade. Estes nossos amigos de quatro patas também têm dentes de leite (nascem entre a segunda e a quarta semana de vida do cachorro). A troca de dentição acontece a partir dos quatro meses de idade e pode acontecer de forma tão rápida (por norma, os dentes de leite são engolidos) que nem os donos notam qualquer diferença.

cao bebe

3. O maior e o mais pequeno

Para efeitos estatísticos, os cães de raça Chihuahua são os mais pequenos do mundo – de acordo com os últimos registos, o cão mais pequeno tem 10,16 centímetros e pesa 907 gramas. Os maiores cães pertencem à raça Irish Wolfhound. Os mais pesados são os São Bernardo.

4. Chocolate? Nem pensar!

Uma das iguarias mais apreciadas pelo Homem, mas um dos alimentos que os cães não podem mesmo comer. A teobromina, um dos ingredientes do chocolate, pode estimular o coração e o sistema nervoso do cão. Um cão de 22 quilos pode morrer se ingerir apenas 146 gramas de chocolate puro.

5. “Melhor amigo do Homem”

Esta é uma expressão muito comum atribuída à relação entre o Homem e o cão. A verdade é que esta relação começou há aproximadamente 12 mil anos, altura em que estes animais acabaram por ser domesticados.

6. Os cães também podem ser solidários

Esta pode muito bem ser uma das curiosidades sobre cães mais espantosa de sempre. Existe um banco de sangue específico para cães. Assim como os humanos, estes animais também podem doar sangue e receber transfusões. Por falta de divulgação e de informação, o número de “cães dadores” é muito reduzido. Para os cães que doam sangue, apelidados de “bichinhos cidadãos”, existem diversos benefícios: de check-ups regulares até à oferta do plano de vacinação e desparasitação, são inúmeras as vantagens ao dispor dos cães que fazem parte do banco de sangue canino.

7. Cães e crianças: junção benéfica

De acordo com um estudo recente realizado nos Estados Unidos da América, as crianças que convivem diariamente com cães domésticos desenvolvem uma bactéria no intestino que é essencial para proteger as vias respiratórias da criança contra alergias e outras infeções.

cao e crianca

8. Cão-governante

Parece mentira, mas é mesmo verdade. Nos Estados Unidos, numa pequena aldeia da região do Minnesota, um cão de montanha dos Pirenéus foi eleito presidente da câmara pela esmagadora maioria da população (composta por 12 habitantes).

9. Sonhos cheirosos

Está comprovado que os cães sonham com odores, já que o olfato é o sentido mais apurado destes animais (ao contrário do ser humano que sonha com imagens, já que a visão é o sentido primordial).

10. Super reprodutores

Em condições normais, uma cadela é capaz de dar à luz 66 cachorros em apenas seis anos.

Veja também: