15 curiosidades sobre gatos que vai querer conhecer

Sabe que os gatos passam 70% da vida a dormir e que a maioria destes felinos é intolerante à lactose? Descubra aqui mais curiosidades sobre gatos.

15 curiosidades sobre gatos que vai querer conhecer
Saiba mais sobre o seu gato e deixe-se surpreender!

Curiosidades sobre gatos nunca são suficientes, não concorda? Na altura de escolher um animal de estimação, os gatos estão quase sempre no topo da lista das preferências, mas será que sabe tudo sobre o seu animal de estimação?

Compilamos aqui uma lista das principais curiosidades sobre gatos que vai gostar de saber e que o vão surpreender. Duvida?

15 curiosidades sobre gatos

Independentes, ágeis, com os sentidos bem apurados e personalidades bem distintas, os gatos adaptam-se facilmente a novos ambientes e fazem as delícias de miúdos e graúdos. Ainda assim, podem ser uma autêntica “caixinha de surpresas”.

1. Passam 70% do dia a dormir

De acordo com um estudo recente, em nove anos o gato está acordado apenas três.

2. Têm muitas semelhanças com o ser humano

O cérebro do gato é bastante similar ao cérebro humano. As pesquisas indicam que a zona do cérebro responsável pelas emoções é idêntica em felinos e humanos, em 90%.

3. São extremamente populares em todo o mundo

Os números não enganam: existem cerca de 500 milhões de gatos domésticos em todo o mundo e diz-se, fazem bem à saúde do seu dono.

4. São muito ágeis e rápidos

O gato consegue saltar cinco vezes a sua altura e em corrida pode atingir os 49 quilómetros de velocidade (o homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, atinge cerca de 43 quilómetros).

5. Têm os seus truques

Esta é daquelas curiosidades sobre gatos que o podem deixar boquiaberto. Estes felinos não têm glândulas sudoríparas e por isso só suam pelas patas.

6. São de extrema confiança

Um gato norte-americano chamado de Stubs foi Presidente de Câmara numa pequena localidade do Alasca ao longo de 15 anos.

7. Não há nenhum gato igual a outro

O nariz do gato é único. Por isso diz-se que o nariz dos gatos é a impressão digital destes felinos.

8. Salgado sim, doce não

Ao contrário dos humanos, os gatos podem beber água salgada porque os rins destes felinos estão preparados para filtrarem o sal e restantes impurezas. Também é sabido que os gatos não conseguem sentir os sabores doces.

9. Tamanhos para todos os gostos

Se o maior gato do mundo alguma vez registado media 1,23 metros, o mais pequeno não passava dos sete centímetros. Ainda assim, estes dois exemplares e todos os outros partilham uma característica peculiar: têm três pálpebras.

10. Ossos, para que vos quero

Os gatos possuem 230 ossos, enquanto os humanos têm apenas 206. 10% dos ossos estão situados na cauda, que os gatos usam para manter o equilíbrio.

11. Batimento cardíaco acelerado

O coração do gato bate duas vezes mais rápido do que o coração humano (os gatos registam entre 110 a 140 batimentos por minuto).

12. Pelo e mais pelo

Cada centímetro do corpo de um gato está coberto por cerca de 130 mil pelos.

13. Famílias com longas linhagens

Em média, uma gata dá à luz entre uma a nove crias de cada vez. Feitas as contas, em sete anos, dois gatos e respetivos filhotes podem originar o nascimento de cerca de 420 mil outros felinos.

14. “Voz” para todos os gostos

Os gatos têm mais de 100 registos vocais diferentes. Os cães têm apenas 10.

15. Leite? Não obrigado!

Esta é a talvez a maior curiosidade sobre gatos e poderá chocar grande parte dos leitores: a maioria destes animais é intolerante à lactose. Assim sendo, o leite não deve fazer parte da dieta dos gatos.

Veja também: