E se descobrisse que tem peças de valor em sua casa?

Tem uma peça em casa que quer vender e não sabe o seu real valor? A P55 trata de tudo. Avalia, proteje e vende a sua peça pelo melhor valor. Só tem que preencher o formulário e enviar uma fotografia da peça ou peças que quer vender. Será contactado no prazo máximo de 48 horas.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar pedido de avaliação
(*) Campo opcional

5 curiosidades sobre música que vai querer contar

Factos curiosos sobre Beethoven, Elvis Presley, Metallica, Linda Perhacs e algumas revelações sobre o poder da música.

5 curiosidades sobre música que vai querer contar
Histórias sobre música que provavelmente desconhecia

A música pode ser definida como uma forma de linguagem e uma manifestação artística, ainda que seja utilizada de múltiplos modos e com diversos objetivos. Acredita-se que, na pré-história, a observação dos sons da natureza despertou gradualmente o interesse das primeiras comunidades de seres humanos e surgiam as primeiras curiosidades sobre música.

Aos poucos, foi crescendo a necessidade e a vontade de organizar os sons, de criar ritmos, melodias e harmonias mais complexas. Surgiu a figura do músico, do compositor e, mais tarde, desenvolveram-se inúmeros géneros musicais.
 

Algumas curiosidades sobre música

 

1. As dificuldades auditivas de Beethoven

beeth

Ludwig van Beethoven — um dos mais famosos compositores alemães, durante o período de transição entre o Classicismo do século XVIII e o Romantismo do século XIX — foi diagnosticado, aos 26 anos, com uma congestão dos centros auditivos internos. Apesar dos tratamentos a que se submeteu, a doença progrediu, provocando-lhe graves dificuldades auditivas. Mesmo assim, ao longo da sua vida compôs nove sinfonias, concertos e sonatas para violino e piano, entre outras composições, incluindo uma ópera.
 


2. À espera do segundo álbum 44 anos

linda

A cantora americana Linda Perhacs lançou o seu primeiro álbum, intitulado Parallelograms, em 1970. A editora praticamente não promoveu o trabalho, as vendas foram reduzidas e o álbum ficou esquecido. Mas gradualmente, nas décadas que se seguiram, começou a reunir público e tornou-se um álbum de culto, sendo reeditado com melhorias na qualidade do som e alguns temas adicionais. O sucesso inesperado conduziu ao regresso da cantora ao estúdio de gravação para um segundo álbum, aclamado pela crítica, lançado 44 anos depois do primeiro e intitulado The soul of all natural things.
 


3. Elvis Presley nunca escreveu uma canção

elvis

Um ícone da cultura popular e um pioneiro do rock and roll, Elvis Presley iniciou a sua carreira em 1954. Rapidamente se tornou numa sensação internacional, com um estilo único e uma voz inconfundível, pela forma como dançava e atuava. Love me tender, Heartbreak hotel, Jailhouse rock, Can’t help falling in love, Always on my mind — são apenas alguns dos seus maiores êxitos. No entanto, Elvis nunca escreveu uma canção e admitiu-o em múltiplas entrevistas.
 


4. A primeira banda a atuar em todos os continentes

metallica

Os Metallica integram o livro do Guinness por terem sido a primeira banda musical a atuar em todos os continentes do planeta Terra. O recorde foi estabelecido em dezembro de 2013, num concerto realizado na Antártica. Assistiram 120 cientistas, alguns felizardos que venceram um concurso e cerca de 300 pinguins que deambulavam pelas redondezas. O espetáculo teve a duração de uma hora, incluiu dez temas da banda e foi adaptado às condições do território, para não prejudicar o ambiente frágil do continente.
 


5. O poder da música

plantas

Existem inúmeros estudos que comprovam a influência que a música exerce nos seres humanos. Sabe-se que as canções preferidas de uma determinada pessoa estão geralmente ligadas a momentos ou eventos emocionais na sua vida. Ouvir música enquanto se pratica exercício aumenta significativamente o desempenho físico. Reconhece-se, ainda, que o batimento cardíaco se ajusta de acordo com a música que escutamos num dado momento e que, por exemplo, as flores e outras plantas podem crescer mais rapidamente quando expostas a certos géneros musicais.

Veja também: