10 curiosidades sobre Roma que provavelmente desconhece

O que se esconde para além do Coliseu e a da Fontana di Trevi? Fomos à procura de factos desconhecidos sobre a romântica Roma e preparámos-lhe esta curiosa lista.  

10 curiosidades sobre Roma que provavelmente desconhece
A cidade eterna guarda vários segredos

A capital italiana é uma cidade que nos é familiar, mesmo que nunca a tenhamos visitado. O seu passado perpetuado em monumentos eternos, as imagens pitorescas que nos chegam a casa através dos filmes e dos anúncios, a língua sedutora, la dolce vita dos italianos…

Mas para além deste imaginário, há diversas curiosidades sobre Roma que nos deixam ainda com mais vontade de fazer as malas e partir à sua descoberta. Ora veja.

10 factos curiosos sobre a capital italiana

Origem do nome

loba roma

Fonte da imagem: Pixabay

Já ouviu falar de Rômulo e Remo? A lenda conta que estes irmãos gémeos foram abandonados em bebés na zona onde hoje se encontra a cidade e adotados por uma loba, que os amamentou. Já crescidos, terão lutado entre si devido à disputa do poder sobre o território. Rômulo mata o seu irmão Remo e funda a cidade, batizando-a de Roma, em 753 a.C. A figura da loba alimentando os irmãos é o símbolo da cidade.

Cidade Eterna

Muitas vezes referida como a “cidade eterna”, Roma recebeu este epíteto desde os seus primeiros tempos. Os escritores da Roma Antiga frequentemente se referiam assim à cidade, ajudando a enraizar a crença dos seus habitantes, de que nada conseguiria destruí-la. Independentemente do que acontecesse no resto do mundo e ainda que o Império entrasse em decadência, Roma sobreviveria.

Todos os caminhos…

todos os caminhos vao dar a roma

Fonte da imagem: Pixabay

A frase “Todos os caminhos vão dar a Roma”, conhecida e usada em vários países do mundo, tem uma origem clara: no auge do Império Romano, no início do século IV, o sistema de estradas criado pelos romanos já somava mais de 85 mil quilómetros.

Ainda hoje são visíveis em vários pontos da Europa, incluindo em Portugal, alguns dos marcos miliários que os romanos colocavam nas vias, a marcar cada milha.

Em Roma, o gato é rei

gatos roma

Fonte da imagem: Pixabay

A loba é o símbolo da cidade, mas quem reina na cidade são os gatos. Já no tempo de Júlio César estes animais eram acarinhados por manterem a cidade livre das ratazanas. A população de gatos foi sempre elevada na cidade, o que por vezes incomodava os habitantes que os maltratavam e matavam. Nos anos 90, foi promulgada uma lei em defesa destes animais, que proíbe que se matem gatos vadios.

Apesar se serem visíveis um pouco por toda a cidade, é na zona da Torre Argentina que há mais concentração de felinos, estando aí instalada uma associação que os alimenta e os encaminha para a adoção.

A beleza que vem de longe

As italianas, de uma maneira geral, são tidas com mulheres elegantes e vaidosas, que gostam de cuidar da sua aparência. E parece que este culto pela estética já vem de longe: na Roma Antiga, já se pintavam os cabelos, recorrendo à gordura de leite de cabra e a cinzas de faia. Consta que o loiro e o ruivo eram os tons mais populares.

Números impressionantes

fontana di trevi

Fonte da imagem: Pixabay

Roma é exuberante a vários níveis. Prepare-se, porque vai ficar de olhos arregalados perante os números que se seguem. Sabe quanto dinheiro é arrecadado diariamente do fundo da Fontana di Trevi?

O gesto que os milhares de turistas repetem a todos os minutos – atirar, de costas, moedas para a célebre “fonte dos desejos” – rende às instituições de caridade locais cerca de três mil euros por dia, perto de um milhão por ano. Mais dois números espantosos: na cidade há 280 fontes e mais de 900 igrejas.

A primeira capital de Itália foi…

turim

Fonte da imagem: Pixabay

Continuando esta lista de curiosidades sobre Roma, revelamos-lhe que a capital de Itália começou por ser Turim, a capital da região do Piemonte, no noroeste do país. Esta cidade, com forte vocação industrial e comercial, sede da marca de automóveis Fiat e atualmente a quarta maior cidade italiana, foi a capital do país entre 1861 e 1864.

O primeiro shopping

Os romanos foram visionários em muitos aspetos, incluindo no desenvolvimento do comércio. Ao que a história indica, o conceito de “shopping” deu os seus primeiros passos com o Imperador Trajano, que mandou erguer um complexo comercial em Roma, no início do século II. Ainda hoje são visíveis os vários níveis de arcadas. Estão integradas nas ruínas do Fórum Trajano, não muito longe do Coliseu.

A maior universidade da Europa

universidade de roma

Fonte da imagem: Università di Roma

A mais antiga universidade de Roma é a maior da Europa. O seu nome não podia ser mais apropriado – La Sapienza. Fundada há mais de 700 anos, conta atualmente com 111 mil alunos, 4000 professores e 2200 funcionários, oferecendo cerca de 300 licenciaturas e 200 mestrados. Foi criada em 1303 por meio da bula In Supraemae Praeminentia Dignitatis  do papa Bonifácio VIII, com o nome inicial de Studium Urbis.

O mito dos canhotos

E a fechar esta lista de curiosidades sobre Roma, trazemos algo “sinistro”. Por certo, sabe que “esquerda”, em italiano, se diz “sinistra”. Mas sabe por que em português esta palavra tem uma conotação assustadora e negativa? Porque na Roma Antiga, os canhotos eram vistos como pessoas azaradas e em quem não era suposto confiar.

Com o passar do tempo, esta superstição ligada aos “esquerdinos” deu à palavra ‘sinistra’ a sua conotação atual. Já no que diz respeito aos gladiadores “canhotos”, estes eram muito valorizados e esta sua característica destacada, sempre que as lutas eram divulgadas e anunciadas.

Pronto para marcar a sua viagem a Roma? Não deixe de visitar a Trivago e encontrar o seu hotel, ao melhor preço. Ver hotéis >>

Veja também: