4 curiosidades sobre a Tesla

Fique a conhecer a marca, o homem que lhe dá nome e algumas curiosidades sobre a Tesla. Uma marca de carros elétricos que não se ficam pela normalidade.

4 curiosidades sobre a Tesla
A marca de automóveis elétricos.

Este não é o primeiro caso em que uma marca adota o nome de uma pessoa. Ferrari, Ford, Mercedes-Benz, entre estas há também uma, mas com uma particularidade. Falamos da Tesla Motors. Todas as outras marcas foram nomeadas devido ao seu fundador, contudo esta última ganhou nome devido ao trabalho desenvolvido por Nikola Tesla.
 

O Homem

O inventor nasceu em 1856 numa terra que agora pertence à Croácia. Em tempos trabalhou para Thomas Edison, mas rápido terminou o contrato que os unia.
Nikola Tesla foi inventor da Bobina de Tesla, da Turbina de Tesla e também da corrente alternada, um método de transmitir corrente elétrica em longas distâncias. Já pensou como consegue corrente elétrica quando liga algum aparelho a uma tomada?
Devido a Tesla foi possível conhecermos a banda AC/DC, que para o nome utilizou a terminologia usada nos aparelhos elétricos.

 

A Marca

Tesla Motors só surge no ano de 2003. Entre os fundadores está Elon Musk que está também envolvido numa empresa que certamente já ouviu falar se faz compras online. A PayPal.
O primeiro carro lançado foi o Tesla Roadster em 2008, mas a produção terminou em 2011.
Um ano mais tarde é lançado o Tesla Model S, um familiar desportivo e elétrico. Velocidade máxima? 250km/h.

 

A Testa em Portugal

É possível comprar um Tesla por terras lusitanas. A empresa ZEEV, que comercializa exclusivamente carros elétricos, é a importadora da marca, que disponibiliza apenas, para já, o Tesla Model S.
O Tesla Model X, o SUV da marca já está disponível para encomenda, mas não em Portugal.

 

Curiosidades

1. Sabia que o Tesla Model S vai dos 0-100 km/h em apenas 3,3 segundos?

Este elétrico é mais rápido que um BMW M3, uma referência no segmento. O Model S junta o melhor de muitos mundos: a desportividade, muitas vezes associada à gasolina, e a instantaneidade de resposta da eletricidade.
Este é o valor da motorização mais potente, com 700 cavalos.

 

2. O Tesla Model S é o elétrico com maior autonomia.

A autonomia varia de acordo com as motorizações, esta ronda entre os 450 e os 500 quilómetros.

 

3. A Tesla é conhecida pelo carácter desportivo.

Quem disse que os carros elétricos têm de ser lentos e aborrecidos? Esta marca norte-americana vem deitar por terra estes paradigmas.

 

4. Sabia que o Model S é mais rápido que o Roadster? 

Nem sempre o desportivo é mais rápido que o familiar. O primeiro carro lançado pela Tesla, que seguia as linhas do Lotus Elise conseguia atingir os 100 km/h em 4 segundos, o tempo do Model S certamente não lhe saiu da cabeça: 3,3 segundos.



Veja também: