Currículo para primeiro emprego: 4 dicas essenciais

Preencher o currículo para primeiro emprego é sempre desafiante. Estas são as nossas dicas e sugestões.

Currículo para primeiro emprego: 4 dicas essenciais
Saiba como conquistar os eventuais empregadores

O currículo para primeiro emprego é sempre aquele documento difícil de enfrentar e há sempre dúvidas frequentes sobre o que incluir no CV. Depois de terminados os estudos, segue-se a famigerada procura de emprego no mercado de trabalho. E, para isso, não pode faltar um bom currículo.

Mas, como preencher um currículo que se destaque dos demais? E precisamente num momento em que não há muito a dizer ao nível da experiência profissional.

Se sente este receio, conheça aqui as nossas dicas e sugestões para preencher um currículo para primeiro emprego

Currículo para primeiro emprego: 4 dicas

1. Aposte na experiência académica

Se a experiência profissional não é o seu forte – afinal falamos de um currículo para primeiro emprego – aposte na experiência académica.

Enfatize as disciplinas de maior importância que frequentou ao longo dos anos, com uma pequena explicação sobre o teor das mesmas. Se, em alguma delas, fez alguma trabalho digno de relevo, indique e faça uma mini apresentação desse projeto.

Tente, no entanto, que os temas abordados tenham alguma aplicação no mundo empresarial e do trabalho.

2. Atividades extra curriculares

As atividades extra curriculares são, hoje em dia, absolutamente fundamentais e muito importantes para enriquecer um currículo. Não deixe de as indicar.

Seja a organização de uma conferência, de um pequeno evento ou mesmo a colaboração em algum projeto, não deixe de o referenciar no currículo.

3. Ações de voluntariado: uma mais valia

Acredite que os recrutadores, ao analisarem um currículo, vão dar relevância ao facto de ter ou não participado em alguma ação de voluntariado. Mostra uma faceta humana do candidato e também a facilidade de integração em grupo.

Se já fez ou faz parte de alguma associação ou organização que promove ações de voluntariado, não se esqueça de registar no seu currículo.

4. Empreendedorismo: uma pérola no currículo para primeiro emprego

Este poderá ser o fator “X” do seu currículo para primeiro emprego. Não tem experiência profissional, mas existe atividades empreendedoras que possa registar? Não se esqueça de apresentar um Curriculum Vitae atrativo.

No fim das contas, não minta…

Há uma premissa que não deve nunca pôr em causa: a premissa da verdade. Não minta no currículo! Não diga que fez coisas que não fez e não coloque atividades em que não participou.

Veja também:

Continuar a Ler